Esportes / Futebol
MP recomenda suspensão de repasses públicos à FFMS por irregularidades em contas de 2016
Recomendação atinge Prefeitura, Governo do Estado e Assembleia Legislativa; entidade alega regularidade com decisão judicial
09/06/2025
11:30
CE
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) recomendou, nesta segunda-feira (9), a suspensão imediata de repasses financeiros de órgãos públicos à Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS). A recomendação foi motivada por irregularidades na prestação de contas de um convênio firmado em 2016, com prejuízos apurados em mais de R$ 117 mil ao erário.
A investigação do MP apontou divergências no Convênio nº 25.536/2016, assinado entre o poder público e a Liga de Futebol Profissional do Estado. Em razão disso, o Ministério Público notificou a Prefeitura de Campo Grande, o Governo do Estado, a Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa para que suspendam eventuais transferências de recursos à entidade esportiva.
A recomendação exige que os repasses fiquem suspensos até que a FFMS realize o ressarcimento integral do dano ao patrimônio público, no valor atualizado de R$ 117.711,29, incluindo correção monetária e juros de mora. Além disso, os órgãos notificados têm o prazo de 10 dias para informar se possuem convênios vigentes com a federação.
A própria FFMS também foi formalmente comunicada da medida recomendatória.
Em nota oficial, a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul afirmou que está com todas as suas certidões negativas atualizadas, mantendo-se apta à celebração de convênios e projetos esportivos com o poder público.
“Esclarecemos que houve composição judicial entre as partes, com parcelamento regularmente homologado, estando os pagamentos em curso”, diz o texto.
“Por esse motivo, a exigibilidade do débito foi suspensa por decisão judicial proferida na última sexta-feira (6), o que garante a plena regularidade da situação jurídica da FFMS.”
A entidade ressaltou que o processo mencionado não impede seu funcionamento regular nem compromete sua habilitação para receber recursos públicos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Presidente da FFMS chefiará Seleção Feminina em amistosos da Data Fifa na Europa
Leia Mais
CAIXA inicia pagamento de nova parcela do Programa Pé-de-Meia nesta segunda-feira (24)
Leia Mais
Açafrão pode atuar como antidepressivo natural e ainda melhorar a função sexual, apontam estudos
Leia Mais
Homem é baleado dentro de caminhonete e morre ao dar entrada na UPA em Dourados
Municípios