Política / Assembleia Legislativa
Assembleia Legislativa abre Ano Legislativo de 2026 nesta terça-feira com mensagem do governador Riedel
Sessão solene marca retomada oficial das atividades parlamentares em Mato Grosso do Sul
02/02/2026
20:00
DA REDAÇÃO
©FRANCISCO BRITTO
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza nesta terça-feira (3) a solenidade que marca a abertura oficial do Ano Legislativo de 2026, correspondente à 4ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura. O ato contará com a presença dos 24 deputados estaduais e do governador Eduardo Riedel (PP), que fará a tradicional leitura da mensagem do Executivo ao Parlamento.
A cerimônia está prevista para as 9h, no Plenário Deputado Júlio Maia, e segue o rito institucional estabelecido pelo Regimento Interno da Casa. Antes da solenidade, às 8h45, o governador participa da revista à tropa da Polícia Militar, na rampa de acesso ao prédio da Assembleia, onde será recepcionado pelo presidente da Alems, deputado Gerson Claro (PP), além de parlamentares e autoridades.
Na sequência, ocorre o hasteamento das bandeiras no pavilhão externo do Legislativo. Concluídos os atos protocolares, convidados e autoridades seguem para o plenário, onde a sessão solene formaliza o início dos trabalhos do ano.
Durante a cerimônia, Eduardo Riedel apresentará um balanço das ações do governo estadual, além de apontar prioridades e diretrizes para 2026. Após o pronunciamento do governador, o presidente da Assembleia também fará uso da palavra.
Apesar da abertura solene ocorrer na terça-feira, as sessões ordinárias — com apreciação de projetos de lei, requerimentos e debates em plenário — terão início na quarta-feira (4). Ao longo do ano legislativo, as reuniões ordinárias da Casa seguem ocorrendo de terça a quinta-feira.
A sessão inaugural marca o reinício formal das atividades parlamentares após o recesso e abre espaço para a retomada das discussões sobre temas estratégicos para Mato Grosso do Sul, incluindo orçamento, políticas públicas, desenvolvimento econômico e ações do Executivo estadual.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Cármen Lúcia estabelece diretrizes éticas para magistrados eleitorais e reforça neutralidade no ano eleitoral
Leia Mais
STF prepara novo Código de Ética e coloca transparência no centro da gestão de Fachin
Leia Mais
Presidente da Câmara sinaliza avanço sobre fim da escala 6×1 e regulação do trabalho por aplicativos
Leia Mais
Parceria entre comércio e Judiciário recupera R$ 11 milhões em acordos e completa 16 anos em Campo Grande
Municípios