Interior / Bandeirantes
Bandeirantes terá nova eleição em 6 de julho; prazo para registro de candidaturas termina nesta segunda (9)
Suplementar foi convocada após TSE manter inelegibilidade de Álvaro Urt (PSDB); partidos têm até dia 9 para formalizar nomes na disputa
07/06/2025
09:30
DA REDAÇÃO
O município de Bandeirantes, a 74 quilômetros de Campo Grande, terá uma eleição suplementar no dia 6 de julho, conforme definido pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). A decisão ocorreu após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) manter, por unanimidade, a inelegibilidade do ex-prefeito Álvaro Urt (PSDB), impedido de tomar posse mesmo após vencer as eleições de 2024.
Os partidos políticos têm até segunda-feira (9 de junho) para registrar oficialmente suas candidaturas. As convenções partidárias se encerram nesta sexta-feira, dia 6. O cronograma da eleição está previsto na Resolução TRE-MS nº 862, válida para a 34ª Zona Eleitoral de MS.
31/5 a 6/6: Convenções partidárias
9/6: Último dia para registro das candidaturas
14/6 a 5/7: Propaganda eleitoral em geral
15/6 a 3/7: Propaganda no rádio e na TV
6/7: Dia da eleição
11/7: Último dia para entrega da prestação de contas
26/7: Prazo final para julgamento das contas
29/7: Último dia para diplomação dos eleitos
1º/8: Último dia para posse dos eleitos
Do início das convenções até o dia da votação, serão 37 dias de campanha, e até a diplomação, 60 dias de processo eleitoral.
Em 29 de maio, o TSE rejeitou o recurso apresentado por Álvaro Urt (PSDB), que tentava reverter sua condição de inelegível. Urt havia recebido a maioria dos votos nas eleições de 2024, mas teve sua candidatura indeferida com base em infrações político-administrativas cometidas entre 2016 e 2020, quando era prefeito do município.
Essa foi a segunda vez que Urt venceu uma eleição, mas ficou impedido de assumir o cargo. O relator do caso foi o ministro André Mendonça, seguido por todos os demais ministros do TSE.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sidrolândia registra novo caso suspeito de intoxicação por metanol; MS soma cinco casos em investigação
Leia Mais
Caiado e Ciro Nogueira trocam críticas e expõem divisão da direita rumo a 2026
Leia Mais
Hungria recebe alta após suspeita de intoxicação por metanol em Brasília
Leia Mais
Caravina quer assumir comando do PSDB para evitar extinção da sigla em Mato Grosso do Sul
Municípios