Cidadania / Direitos Humanos
Lidio Lopes participa de palestra sobre violência contra idosos e anuncia projeto do Centro-Dia em Campo Grande
Deputado compartilhou história pessoal e reafirmou compromisso com a proteção à terceira idade durante evento do Junho Prata no CRAS Vida Nova
05/06/2025
09:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Lidio Lopes participou, na manhã desta quinta-feira (5), de uma palestra sobre "Violência contra a pessoa idosa", realizada no CRAS Vida Nova, em Campo Grande. O evento integra a programação do Junho Prata, campanha dedicada à conscientização e enfrentamento da violência contra idosos.
A ação contou com a presença de representantes da área social e de defesa dos direitos da pessoa idosa, como Simone Lins, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Leonara Flores, da Secretaria Executiva da Mulher (SEMU), e Adriana Nascimento, coordenadora da unidade do CRAS.
Durante seu pronunciamento, o deputado anunciou a criação do Centro-Dia do Idoso, uma iniciativa inédita em Campo Grande que visa oferecer cuidado, recreação e suporte diário para a população da terceira idade.
“Será como uma creche para idosos, com alimentação, atividades físicas, acompanhamento e muito carinho. As famílias poderão deixá-los pela manhã e buscá-los no fim da tarde”, explicou.
O local está previsto para ser implantado em uma área próxima ao Horto Florestal, aproveitando a natureza para caminhadas e atividades ao ar livre. Lidio informou que está destinando emendas parlamentares e articulando recursos para viabilizar a iniciativa.
Ao abordar a importância do cuidado com os idosos, Lidio relatou a perda precoce da mãe, aos 58 anos – a mesma idade que ele tem atualmente.
“Quando eu era menino, achava que aos 50 anos já se tinha vivido tudo. Hoje, vejo o quanto ainda posso fazer”, afirmou.
Ele também lembrou, com emoção, do primeiro presente que deu à mãe: uma bandeja de vidro, comprada com o primeiro salário. No dia em que planejava levá-la a um restaurante para comemorar, recebeu a notícia do falecimento dela, vítima de infarto.
Presidente de uma Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, Lidio reiterou seu posicionamento firme contra qualquer forma de violência:
“Não admitimos que idosos ou crianças sejam agredidos, seja verbal ou fisicamente. Nosso gabinete está à disposição para receber denúncias, sempre com sigilo e respeito”.
O deputado enfatizou que o cuidado não se restringe ao Junho Prata, e que a proteção à família, idosos e crianças é prioridade permanente em seu mandato.
“Estamos prontos para servir, 365 dias por ano”, declarou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena 2.903: bolão de Caxias (MA) leva prêmio de R$ 63 milhões
Leia Mais
EUA enviam destróieres e 4 mil militares à Venezuela para pressionar regime de Maduro
Leia Mais
Saturno retrógrado desafia Peixes, Virgem e Capricórnio até novembro
Leia Mais
Riedel mantém críticas ao STF e avisa ao PT que “ninguém é insubstituível”
Municípios