Agricultura / Desenvolvimento Rural
Zeca do PT cobra criação de fundo garantidor para crédito fundiário de agricultores familiares em MS
Deputado quer respostas sobre andamento do projeto discutido com Sudeco e Sudam e defende transparência no apoio ao setor rural
04/06/2025
12:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Zeca do PT apresentou nesta quarta-feira (4) um requerimento na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) cobrando informações oficiais sobre o andamento do projeto de lei que deve instituir um fundo garantidor de crédito fundiário destinado aos agricultores familiares do estado.
Segundo o parlamentar, a iniciativa é fundamental para facilitar o acesso de pequenos produtores rurais ao crédito, especialmente por meio de cooperativas.
“Precisamos entender como está o andamento deste projeto, uma vez que a reunião de 2024 contou com a participação de representantes do Governo do Estado, da Sudeco e instituições financeiras”, afirmou Zeca do PT.
Em novembro de 2023, a ALEMS realizou uma reunião sobre o tema com a presença de Sibá Machado, chefe do escritório da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) em Brasília. Na ocasião, foi discutida a possibilidade de implantar em MS um modelo semelhante ao Garanticcop, já em operação em outras regiões do país. O programa prevê um fundo garantidor para cooperativas da agricultura familiar, facilitando a contratação de financiamentos.
O pedido de esclarecimento apresentado por Zeca foi encaminhado oficialmente para:
Governador Eduardo Riedel
Secretário da Casa Civil, João Eduardo Barbosa Rocha
Procuradora-Geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia
Zeca defende que os agricultores familiares têm direito a saber em que estágio está o projeto e quais medidas estão sendo tomadas para tornar realidade uma política pública que pode transformar o acesso ao crédito no campo:
“É um compromisso com a transparência e com a agricultura familiar, que precisa de apoio concreto para crescer e se fortalecer em Mato Grosso do Sul.”
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
TSE marca julgamento que pode cassar mandato do governador Cláudio Castro
Leia Mais
Câmara realiza audiência pública sobre descarte do lixo em Campo Grande
Leia Mais
Pesquisa Quaest: aprovação de Cláudio Castro sobe a 53% após megaoperação no Rio
Leia Mais
Com segurança pública, direita tenta retomar protagonismo para enfrentar Lula em 2026
Municípios