Economia / Cooperativismo
Sicredi encerra ciclo de assembleias 2025 com recorde de participação no Brasil
Mais de 1,4 milhão de associados participaram das deliberações em todo o país, fortalecendo a gestão democrática
28/05/2025
11:15
DA REDAÇÃO
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com atuação nacional, concluiu com sucesso o ciclo de assembleias 2025, que registrou a maior participação da história da cooperativa. Entre os meses de janeiro e abril, mais de 1,4 milhão de associados participaram de 1.300 assembleias promovidas por suas 103 cooperativas em todos os estados brasileiros.
A mobilização representa um aumento de 40% na participação em relação ao ciclo anterior, consolidando o engajamento dos cooperados na gestão democrática e transparente do sistema. O número de votos processados superou 3,8 milhões, em deliberações sobre resultados financeiros, distribuição de sobras, investimentos sociais e escolha de lideranças.

Segundo Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade do Sicredi, o resultado reforça a essência do cooperativismo e o protagonismo dos associados:
“O engajamento recorde demonstra a força do nosso modelo e o quanto os associados estão cada vez mais conscientes do seu papel como donos do negócio. A participação ativa, presencial ou digital, fortalece uma gestão ainda mais alinhada às necessidades das comunidades”, destacou.
As assembleias foram realizadas em formato presencial e digital, ampliando o alcance e facilitando o envolvimento dos cooperados. A taxa de participação atingiu 16,5% dos 9 milhões de associados, consolidando o compromisso com a transparência e a representatividade.
Com mais de 2.900 agências físicas em todos os estados e no Distrito Federal, o Sicredi oferece soluções financeiras e não financeiras para seus associados, atuando com foco no desenvolvimento econômico e social regional. Seu modelo de gestão valoriza a participação ativa dos cooperados, que exercem o papel de donos do negócio, decidindo sobre os rumos da instituição de forma coletiva.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Idas de Bolsonaro ao hospital após prisão não geram grandes manifestações de apoiadores
Leia Mais
Vaticano teria tentado mediar asilo de Nicolás Maduro na Rússia antes da operação dos EUA
Leia Mais
Presidente da Câmara não convoca sessão para barrar reajuste do IPTU e tensão aumenta em Campo Grande
Leia Mais
Prefeitura de Campo Grande prorroga vencimento da primeira parcela do IPTU 2026
Municípios