Educação
Alcinópolis se destaca em evento nacional sobre intersetorialidade na educação
Município foi um dos selecionados pelo MEC para compartilhar práticas inovadoras voltadas à Primeira Infância
26/05/2025
15:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Alcinópolis marcou presença no I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: Diálogos Nacional e Internacional, realizado entre os dias 20 e 22 de maio de 2025, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador (BA). O evento foi promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e consolidou os aprendizados dos seminários regionais “Trilhas de Aprendizagem – Intersetorialidade na Educação”.
Representando o município, o especialista em Educação da SEMECE, Jesus Aparecido de Lima, participou dos três dias de programação e levou as experiências intersetoriais implementadas em Alcinópolis, como a escuta ativa de crianças durante a pandemia e os projetos voltados à Primeira Infância, envolvendo o poder público, universidades, Tribunal de Contas (TCE-MS), Ministério Público (MP-MS), Tribunal de Justiça (TJ-MS) e a comunidade local.
Alcinópolis e Ribas do Rio Pardo foram os dois únicos municípios de Mato Grosso do Sul convidados pelo MEC;
O secretário Nizael Almeida apresentou o projeto TEAR – Território Educativo de Ribas do Rio Pardo, voltado à aprendizagem territorializada;
Ambos os municípios integrarão uma plataforma nacional de práticas inovadoras em educação intersetorial, promovida pelo MEC.
Fortalecer redes de colaboração entre gestores públicos, especialistas, sociedade civil e universidades;
Compartilhar experiências bem-sucedidas e desafios na implementação de políticas públicas intersetoriais;
Apresentar os resultados dos seminários Trilhas da Aprendizagem;
Lançar plataformas e coletâneas sobre formação humana integral e interseccionalidade.
O evento contou com palestras de especialistas renomados, como:
Prof. Dr. Fernando Abrucio (experiências das Trilhas de Aprendizagem);
Prof. Dr. Kabengele Munanga (estratégias para garantia de direitos);
Profa. Dra. Jaqueline Moll (formação humana integral);
Prof. Dr. Roberto Wagner e Profa. Gina Vieira (desafios das políticas intersetoriais).
No segundo dia, os participantes vivenciaram oficinas temáticas sobre segurança escolar, educação ambiental e governança, conduzidas por Fábio Brotto e equipe. O encerramento teve o lançamento da Plataforma InterAções, do jogo “Teias da Intersetorialidade” e da Coletânea Intersetorialidade.
Jesus Aparecido de Lima ressaltou a importância de representar Alcinópolis e destacou o trabalho contínuo do município com a URBAN95, parceira na implementação do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), instituído por lei em 2022. O plano é monitorado por um comitê municipal que realiza escutas ativas das crianças, promovendo uma educação participativa, sensível e centrada na infância.
“Esse encontro foi uma oportunidade de mostrar que Alcinópolis está comprometido com políticas públicas integradas, voltadas à Primeira Infância e à transformação real do território por meio da educação”, destacou o educador.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Receita Federal libera consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda
Leia Mais
Cerimônia marca posse do novo juiz titular do Juizado Especial de Trânsito de Campo Grande
Leia Mais
Emenda de Caravina garante conforto e melhorias na educação em Corguinho
Leia Mais
Lula se retrata após dizer que traficantes são “vítimas” de usuários: “Fiz uma frase mal colocada”
Municípios