Política Internacional
Lula liga para Putin e pede participação em negociação de paz com a Ucrânia na Turquia
Presidente brasileiro propõe cessar-fogo de 30 dias como primeiro passo para fim do conflito na Europa
14/05/2025
18:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta quarta-feira (14), e pediu que ele participe pessoalmente da reunião de negociações de paz entre Rússia e Ucrânia, marcada para esta quinta-feira (15), em Istambul, na Turquia.
Durante a ligação, Lula parabenizou Putin pela abertura ao diálogo e reforçou que a decisão sobre a composição das delegações de paz cabe aos próprios chefes de Estado. O presidente brasileiro também afirmou que o Grupo de Amigos da Paz — articulado por países do Sul Global — está à disposição para cooperar com o fim do conflito, iniciado em fevereiro de 2022.
“Quando parar em Moscou, vou tentar falar com o Putin. Não me custa nada falar: Ô, companheiro Putin, vá até Istambul negociar, porra”, disse Lula em tom informal durante entrevista coletiva em Pequim, antes da divulgação da nota oficial.
A movimentação diplomática brasileira ocorre após o chanceler ucraniano, Andrii Sibiha, ter solicitado ao ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, o apoio a uma proposta de cessar-fogo incondicional de 30 dias, vista como um primeiro passo para encerrar a guerra.
A conversa entre Vieira e Sibiha ocorreu na noite de terça-feira (13), no horário local da China, onde a comitiva brasileira acompanhava Lula em visita de Estado. Há expectativa de que o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, compareça pessoalmente à reunião em Istambul.
“Putin precisa estar presente. Absolutamente tudo na Rússia depende dele”, declarou Zelenski à imprensa internacional ao defender negociações diretas.
Apesar do apelo brasileiro, o Kremlin ainda não confirmou se Vladimir Putin comparecerá ao encontro na Turquia. Até o momento, Moscou tem evitado participar de cúpulas multilaterais promovidas por países ocidentais ou aliados da Ucrânia.
A iniciativa da Turquia, que tem mantido canais diplomáticos com ambos os lados, é vista como uma das mais promissoras tentativas de reaproximação desde o início da invasão russa ao território ucraniano.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Caixa sorteia Lotomania, Mais Milionária e Quina com prêmios que ultrapassam R$ 109 milhões
Leia Mais
Servidor do INSS denunciou esquema de descontos ilegais ainda em 2020, mas investigação só resultou em operação cinco anos depois
Leia Mais
Aprovado projeto que inclui Festival do Hambúrguer no Calendário Oficial de MS
Leia Mais
STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao CNJ; Walter Delgatti pega 8 anos
Municípios