Cultura / Educação
Projeto Escambo UBU leva teatro gratuito e fábulas do Cerrado a estudantes de Chapadão do Céu (GO)
Iniciativa sul-mato-grossense percorre seis estados com apoio da Funarte e realiza sessões na Escola Dona Amélia nesta sexta (25)
24/04/2025
13:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O projeto cultural Escambo UBU – Fronteiras do Mato Sul chega nesta sexta-feira, 25 de abril, ao município de Chapadão do Céu, no sudoeste de Goiás, com duas apresentações gratuitas do espetáculo “Pelega e a Porca Prenha – Episódio: Na Mata do Pequi”, realizadas às 8h30 e 14h na Escola Municipal Dona Amélia Garcia Cunha.
A ação faz parte do edital Rede das Artes – Programa de Difusão Nacional da Funarte, e integra a Bolsa Myriam Muniz de Teatro, contemplando 12 cidades em seis estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Paraná e Minas Gerais.
Com forte base na cultura popular e mitologia do Cerrado, o espetáculo é voltado para crianças de 8 e 9 anos e combina humor, música e personagens folclóricos, promovendo o encantamento com histórias que dialogam com o meio ambiente e a identidade regional.
Além das sessões teatrais, o Grupo UBU promove vivências educativas com alunos e professores, integrando arte, cultura e temas socioambientais ao cotidiano escolar.
“Saber que somos a primeira experiência teatral para muitas crianças é emocionante. Levar arte onde não há salas de espetáculo é o propósito do Escambo”, explica o ator e produtor Douglas Moreira.
A coordenadora pedagógica municipal, Nataly Ribeiro de Souza Dias, celebrou a chegada do projeto à cidade, que não conta com teatro nem salas de concerto.
“Receber o Grupo UBU é uma oportunidade de ampliar o repertório cultural dos nossos alunos e incentivar competências essenciais por meio da arte.”
Antes de Chapadão do Céu, o Escambo já passou por Corumbá, Sonora (MS) e Rondonópolis (MT). Nos próximos meses, o grupo segue para Ponta Porã, Mundo Novo, Terra Roxa (PR), São Sebastião do Pontal (MG) e Jales (SP).
“Essa circulação só é possível graças ao apoio da Funarte, que nos permite manter o espetáculo vivo e alcançar lugares com pouca ou nenhuma oferta cultural”, reforça Douglas.
Com produção do Grupo UBU, a iniciativa conta com a gestão artística de Anderson Bosh, que também assina a direção e dramaturgia. A produção executiva é de Douglas Moreira e Edner Gustavo, com design e audiovisual de Helton Pérez e Hana Chaves (Vaca Azul), assessoria da Arruda Comunicação, preparação vocal de Ewerton Goulart e apoio técnico de uma equipe dedicada à luz, som e mediação educativa.
O projeto tem financiamento da Funarte, vinculada ao Ministério da Cultura, com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Setesc e Governo do Estado de MS.
Data: Sexta-feira, 25 de abril
Horários: 8h30 e 14h
Local: Escola Municipal Dona Amélia Garcia Cunha
Endereço: Avenida Ema, 220 – Centro, Chapadão do Céu (GO)
Entrada gratuita | Classificação livre
Instagram: @grupoubu
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena: confira o resultado do concurso 2.855 desta quinta-feira (24)
Leia Mais
Troca de partido: o eleitor ‘nem aí’!
Leia Mais
Câmara cassa mandato de Chiquinho Brazão por faltas às sessões; decisão não passou por plenário
Leia Mais
"Ela perdeu o medo do homem como predador", diz pesquisador sobre onça que matou caseiro no Pantanal
Municípios