Mundo / Religião
Papa Francisco: velório público começa nesta quarta e funeral será no sábado, no Vaticano
Fieis poderão se despedir do pontífice na Basílica de São Pedro; sepultamento ocorrerá na Basílica de Santa Maria Maior, conforme desejo do papa
22/04/2025
20:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O velório público do Papa Francisco será aberto nesta quarta-feira (23), a partir das 11h (horário local), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O corpo do pontífice será trasladado ainda pela manhã da Capela da Casa de Santa Marta, onde ele residia, para o local onde será possível a visitação de fiéis durante três dias.
Segundo comunicado oficial da Santa Sé, os horários para o público prestar homenagens são:
Quarta-feira (23): das 11h à meia-noite
Quinta-feira (24): das 7h à meia-noite
Sexta-feira (25): das 7h às 19h
O funeral do Papa Francisco está marcado para o sábado (26), às 10h (5h de Brasília), no átrio da Basílica de São Pedro. A cerimônia será conduzida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, e marcará o início oficial do Novendiali, os nove dias de luto e orações em honra ao papa.
O rito será encerrado com as tradicionais Última Commendatio e Valedictio, expressões litúrgicas da despedida solene da Igreja ao seu líder.
Após a celebração, o caixão será conduzido para a Basílica de Santa Maria Maior, também em Roma, onde será sepultado conforme o pedido expresso de Francisco.
O funeral deve contar com a presença de líderes religiosos, chefes de Estado e fiéis de diversas partes do mundo, refletindo o legado global de simplicidade, justiça social e diálogo inter-religioso deixado por Francisco, o primeiro papa nascido na América Latina.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena 2908: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio acumula em R$ 14 milhões
Leia Mais
Ateliê Janaína Marques inaugura espaço físico em Bataguassu com bolsas de design exclusivo e qualidade artesanal
Leia Mais
PT cogita Simone Tebet como candidata ao Senado por Mato Grosso do Sul em 2026
Leia Mais
Eduardo Bolsonaro ameaça deixar PL se Tarcísio de Freitas ingressar na sigla
Municípios