Política / Assembleia Legislativa
Zeca do PT solicita instalação de poços artesianos e sistema de captação de água para assentamentos e aldeia indígena em MS
Reivindicações visam atender comunidades rurais de Coxim e a aldeia Mboreviry, em Naviraí, beneficiando famílias com abastecimento hídrico
22/04/2025
13:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o deputado estadual Zeca do PT apresentou solicitações ao Governo do Estado e órgãos federais para garantir acesso à água potável em comunidades rurais e indígenas. As indicações incluem a perfuração de poços artesianos e a instalação de sistemas de captação e armazenamento de água.
A primeira solicitação contempla os assentamentos Nova Aliança, Córrego da Pedra, Comunidade Beira Alta, Colônia São Ramão e o Distrito de Jauru, todos localizados no município de Coxim (MS). O pedido inclui:
Perfuração de poços artesianos
Instalação de bombas d’água e reservatórios
Sistema de distribuição de água para atender todas as famílias dessas comunidades
“A medida é essencial para garantir dignidade às famílias e fortalecer a agricultura familiar, que depende do abastecimento para produção de alimentos e geração de renda”, justificou Zeca do PT.
A solicitação foi encaminhada ao governador Eduardo Riedel, ao diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman, ao secretário executivo de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais, Humberto Melo Pereira, além de representantes da Funasa e do Incra no Estado.
Em caráter de urgência, o deputado também solicitou a instalação de um sistema de captação e armazenamento para o poço artesiano já existente na aldeia Mboreviry, em Naviraí (MS). A comunidade é formada por cerca de 45 famílias da etnia Guarani e Kaiowá, que enfrentam dificuldades no acesso regular à água.
“Essas pessoas necessitam de assistência para terem acesso pleno a este bem tão importante para suas necessidades básicas”, destacou o parlamentar.
O pedido foi encaminhado ao secretário nacional de Saúde Indígena, Ricardo Weibe Nascimento Costa, ao coordenador do DSEI-MS, Lindomar Ferreira, e ao superintendente estadual da Funasa, Mario Rosa da Silva.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bebidas sem registro lideram apreensões em Campo Grande após risco de metanol
Leia Mais
Michelle Bolsonaro critica líderes evangélicos que se aproximam do Governo Lula
Leia Mais
Prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni, anuncia renúncia em abril para disputar vaga de deputado federal
Leia Mais
Marun defende vice do MDB na chapa de Riedel e descarta risco de debandada no partido
Municípios