Política / Assembleia Legislativa
Zeca do PT solicita instalação de poços artesianos e sistema de captação de água para assentamentos e aldeia indígena em MS
Reivindicações visam atender comunidades rurais de Coxim e a aldeia Mboreviry, em Naviraí, beneficiando famílias com abastecimento hídrico
22/04/2025
13:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o deputado estadual Zeca do PT apresentou solicitações ao Governo do Estado e órgãos federais para garantir acesso à água potável em comunidades rurais e indígenas. As indicações incluem a perfuração de poços artesianos e a instalação de sistemas de captação e armazenamento de água.
A primeira solicitação contempla os assentamentos Nova Aliança, Córrego da Pedra, Comunidade Beira Alta, Colônia São Ramão e o Distrito de Jauru, todos localizados no município de Coxim (MS). O pedido inclui:
Perfuração de poços artesianos
Instalação de bombas d’água e reservatórios
Sistema de distribuição de água para atender todas as famílias dessas comunidades
“A medida é essencial para garantir dignidade às famílias e fortalecer a agricultura familiar, que depende do abastecimento para produção de alimentos e geração de renda”, justificou Zeca do PT.
A solicitação foi encaminhada ao governador Eduardo Riedel, ao diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman, ao secretário executivo de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais, Humberto Melo Pereira, além de representantes da Funasa e do Incra no Estado.
Em caráter de urgência, o deputado também solicitou a instalação de um sistema de captação e armazenamento para o poço artesiano já existente na aldeia Mboreviry, em Naviraí (MS). A comunidade é formada por cerca de 45 famílias da etnia Guarani e Kaiowá, que enfrentam dificuldades no acesso regular à água.
“Essas pessoas necessitam de assistência para terem acesso pleno a este bem tão importante para suas necessidades básicas”, destacou o parlamentar.
O pedido foi encaminhado ao secretário nacional de Saúde Indígena, Ricardo Weibe Nascimento Costa, ao coordenador do DSEI-MS, Lindomar Ferreira, e ao superintendente estadual da Funasa, Mario Rosa da Silva.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Papa Francisco: velório público começa nesta quarta e funeral será no sábado, no Vaticano
Leia Mais
Defesa de ex-assessor de Bolsonaro compara acusado a Jesus e contesta denúncia por trama golpista
Leia Mais
Lula embarca na quinta-feira para funeral do Papa Francisco com comitiva de autoridades dos Três Poderes
Leia Mais
Boric e Lula reforçam prioridade da Rota Bioceânica para integração entre Brasil e Chile
Municípios