Interior / Política e Justiça
Ministério Público investiga suspeita de fraude em licitação e contratação de servidores em Miranda (MS)
Dois inquéritos civis foram instaurados para apurar possível desvio de recursos e violação de princípios administrativos
30/03/2025
07:15
MDX
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Prefeitura de Miranda, município localizado a cerca de 200 km de Campo Grande, está sob investigação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS). A promotora de Justiça Talita Zoccolaro Papa Muritiba instaurou dois inquéritos civis para apurar supostas irregularidades na gestão pública local.
As investigações foram publicadas na edição desta sexta-feira (28) do Diário Oficial do MPMS e tratam de possível fraude em licitações públicas e ilegalidades na contratação de servidores municipais.
No primeiro inquérito, o MPMS apura suposta fraude nos Processos Licitatórios nº 055/2021 e 140/2022. A promotora aponta que os produtos adquiridos pela prefeitura extrapolam o consumo médio, levantando suspeitas sobre possível superfaturamento ou compras irregulares.
Já o segundo inquérito visa investigar a contratação de servidores públicos sem a devida observância aos princípios constitucionais da administração pública, como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
"Apurar eventual violação aos princípios administrativos e suposta ilegalidade na contratação de servidores públicos do município de Miranda", consta na publicação oficial.
Apesar de o Diário Oficial do MPMS informar que os autos podem ser acessados via internet, os inquéritos tramitam sob sigilo, o que impede o acesso público a detalhes específicos das apurações até o momento.
Com a instauração dos inquéritos, o Ministério Público poderá requisitar documentos, ouvir testemunhas e convocar servidores e representantes da prefeitura para prestar esclarecimentos. Caso sejam constatadas irregularidades, os responsáveis poderão responder por improbidade administrativa e outras sanções legais.
A Prefeitura de Miranda ainda não se manifestou oficialmente sobre as investigações.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bebidas sem registro lideram apreensões em Campo Grande após risco de metanol
Leia Mais
Michelle Bolsonaro critica líderes evangélicos que se aproximam do Governo Lula
Leia Mais
Prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni, anuncia renúncia em abril para disputar vaga de deputado federal
Leia Mais
Marun defende vice do MDB na chapa de Riedel e descarta risco de debandada no partido
Municípios