Política
Lula pousa no Japão com agenda para expandir mercado e avançar em acordo com o Mercosul
Presidente busca fortalecer exportações, especialmente de carne bovina, e participar de fórum empresarial com líderes japoneses
24/03/2025
09:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Japão na noite deste domingo (23), por volta das 22h02 (horário de Brasília) — já segunda-feira (24), 10h02 no horário local de Tóquio. A comitiva presidencial foi recebida na capital japonesa e se prepara para uma série de compromissos diplomáticos e econômicos nos próximos dias, com foco na ampliação de mercados e avanço em acordos comerciais.
Entre os objetivos principais da visita estão:
Ampliar a exportação de carne bovina brasileira ao Japão
Buscar avanços em um acordo do Mercosul com o país asiático
Estreitar laços comerciais frente à guerra tarifária imposta pelos EUA
A comitiva de Lula inclui os ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Marina Silva (Meio Ambiente) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). Também estão presentes os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), além dos ex-presidentes das Casas Legislativas, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL).
Nesta segunda-feira (24), Lula participa de uma cerimônia de boas-vindas às 21h20 (9h20 de terça-feira no Japão) no Palácio Imperial. Às 21h35 (9h35 no Japão), o presidente terá encontro com o Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako, seguido de jantar oficial.
No dia 26 de março, Lula discursará em um fórum empresarial com executivos brasileiros e japoneses, fortalecendo o diálogo bilateral em setores estratégicos. Em 27 de março, a comitiva segue viagem para o Vietnã, onde dará continuidade à agenda diplomática.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Audiência Pública debate verticalização em área de amortecimento do Parque Estadual do Prosa nesta sexta-feira (4)
Leia Mais
Disputa pela Prefeitura de Paranhos vira caso de polícia após denúncias de coação eleitoral
Leia Mais
Morre idoso agredido e queimado pelo próprio filho em Naviraí
Leia Mais
Câmara aprova criação de corredor comercial no Jardim Centro Oeste em Campo Grande
Municípios