Campo Grande (MS), Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2025

SANEAMENTO

Águas Guariroba reduz perdas de água com tecnologia de monitoramento de pressão

Mais de 50 loggers instalados ajudam a detectar vazamentos e otimizar abastecimento em Campo Grande

26/02/2025

15:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Águas Guariroba iniciou, em fevereiro, a instalação de loggers de pressão na rede de distribuição de Campo Grande (MS). O objetivo do projeto é reduzir perdas de água, aprimorar o abastecimento e beneficiar tanto os consumidores quanto o meio ambiente.

📌 O que são loggers de pressão?

Os loggers são dispositivos que monitoram a pressão da água em tempo real. Esses equipamentos ajudam a identificar vazamentos e pontos com baixa pressão, permitindo ações rápidas para corrigir falhas e otimizar a distribuição de água.

🗣️ "O logger registra os dados a cada 15 minutos e repassa para o banco de dados. Com essas informações, podemos monitorar constantemente a pressão da rede e agir preventivamente", explica José Henrique da Cruz Ferreira, gerente de Operações da Águas Guariroba.

🌍 Tecnologia e sustentabilidade no abastecimento

✔️ Monitoramento contínuo da pressão da rede.
✔️ Redução do desperdício de água e de energia.
✔️ Uso de inteligência artificial para prever falhas e otimizar manutenção.

🔬 Como funciona o sistema de inteligência artificial?

Os dados coletados pelos loggers são processados por um programa de inteligência artificial, que aprende com os padrões da rede e emite alertas de manutenção preventiva, garantindo um abastecimento mais eficiente.

🗣️ "Os loggers também contribuem para a sustentabilidade, ajudando a reduzir o consumo de energia e evitando desperdícios", destaca Paulaine Oliveira, analista do Centro de Controle de Operações.

🏆 Campo Grande recebe reconhecimento nacional pela redução de perdas de água

💧 Campo Grande foi premiada no 8º Prêmio Casos de Sucesso na categoria "Atingimento das Metas de Perdas de Água".

🏅 Indicadores positivos:

✔️ Menor índice de perda de água entre as capitais do Brasil → Atualmente, 19,7%.
✔️ Redução expressiva desde 2006Índice caiu de 56% para 19,7%.
✔️ Investimento contínuo em tecnologia e inovação no saneamento.

🔹 Campo Grande é a segunda capital com o menor índice de perda de água do país, destacando-se como referência em gestão eficiente de recursos hídricos.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: