TRÊS LAGOAS
Prefeito de Três Lagoas discute reajuste salarial dos professores e Lei de Responsabilidade Fiscal em Assembleia do Sinted
Gestão municipal busca soluções para cumprir correção salarial sem ultrapassar limite fiscal
24/02/2025
19:10
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, participou, nesta segunda-feira (24), de uma Assembleia do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Três Lagoas e Selvíria (SINTED), para dialogar sobre o reajuste salarial dos professores e os impactos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) nas finanças municipais.
O encontro teve como principal pauta a aplicação da Lei Nº 3.863/2022, que prevê revisão salarial anual para os profissionais da educação, garantindo uma correção de 6,79% nos salários em 2025, além do acréscimo do índice do Piso Nacional do Magistério.
No entanto, a LRF impede concessões quando os gastos com pessoal atingem 51,3% da receita corrente líquida do município, criando desafios para a administração municipal no cumprimento da legislação salarial.
Ao assumir a gestão, Dr. Cassiano Maia destacou que os gastos com pessoal estavam em 53,58%, ultrapassando tanto o limite prudencial de 48% quanto o máximo de 51,3% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Para reduzir os custos, a prefeitura adotou medidas como:
✔ Redução de cargos comissionados
✔ Revisão de insalubridades
✔ Retirada de gratificações
✔ Controle rigoroso de horas extras
Com essas ações, a folha de pagamento foi reduzida para 51,7%, ainda acima do limite permitido, mas demonstrando avanços na gestão fiscal.
O prefeito ressaltou que há um esforço contínuo para ampliar a arrecadação municipal, e apresentou números que indicam um aumento de 5,67% na receita entre janeiro e fevereiro de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. A arrecadação municipal cresceu de R$ 77.260.917,26 para R$ 81.644.132,48.
Dr. Cassiano Maia destacou que a prefeitura está investindo em diversas frentes de desenvolvimento econômico, incluindo:
🔹 Atração de novas indústrias para o município
🔹 Retomada do projeto da UFNIII (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados)
🔹 Expansão da segunda linha de celulose da Eldorado
🔹 Estímulo à citricultura
🔹 Participação na Rota Bioceânica, integrando Três Lagoas a novos mercados internacionais
"Estamos trabalhando incansavelmente para encontrar soluções que permitam cumprir a Lei Nº 3.863. Nosso compromisso é buscar mais recursos e garantir que os servidores da educação tenham seus direitos respeitados." – afirmou Dr. Cassiano Maia.
Os representantes do SINTED agradeceram a presença do prefeito e destacaram que a abertura ao diálogo é inédita na gestão municipal. Após a apresentação dos dados e esclarecimentos, a categoria entrou em assembleia interna para discutir os próximos passos.
A expectativa é que, com a melhoria da arrecadação e novas medidas fiscais, o município consiga aplicar os reajustes salariais previstos na legislação. A próxima reunião sobre o tema está prevista para maio, após a nova publicação do índice da folha de pagamento da administração municipal.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nova regra da CNH altera limite de pontos e pode reduzir teto para 20 em caso de infrações gravíssimas
Leia Mais
Mamonas Assassinas terão restos mortais exumados após 30 anos
Leia Mais
Defesa de Bolsonaro solicita autorização para tratamento com Estímulo Elétrico Craniano
Leia Mais
Brasil e Índia assinam primeiro memorando bilateral sobre terras raras e minerais críticos
Municípios