Campo Grande (MS), Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2025

POLÍTICA

Senador Nelsinho Trad cobra explicações da ANS sobre cancelamento de planos de saúde para autistas

Parlamentar pede esclarecimentos sobre denúncias de violação de direitos e falhas na regulação do setor

11/02/2025

15:50

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) solicitou uma agenda com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para discutir denúncias sobre o cancelamento de planos de saúde para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O pedido surge após um documento enviado à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e à Câmara de Consumidor e Ordem Econômica do Ministério Público Federal (MPF), que alerta sobre falhas na fiscalização do setor e possíveis violações de direitos fundamentais.

📢 Declaração do senador:
"Olha só que absurdo. A ausência de regulação adequada pelos órgãos reguladores, no caso, a ANS, tem levado à violação sistêmica de direitos, vulnerando a dignidade dos beneficiários e colocando em risco a vida e a saúde de grupos vulneráveis da sociedade. Fazem parte desse grupo os autistas. Eles não merecem isso. Eu, na condição de médico, não posso assistir a isso e ficar quieto”, afirmou Nelsinho Trad.

🚨 Preocupação com abusos das operadoras de planos de saúde

O parlamentar enfatizou que as famílias de autistas não podem ser prejudicadas por falhas na fiscalização da ANS e que é preciso regras mais rígidas para evitar cancelamentos arbitrários e restrições ao atendimento.

📢 “As doenças raras e as pessoas com autismo não podem ser tratadas com esse descaso”, alertou.

🎗️ Mamografia: nova polêmica envolvendo a ANS

Além da questão dos autistas, Nelsinho Trad também criticou uma proposta da ANS que sugere restringir o rastreamento mamográfico apenas para mulheres entre 50 e 69 anos, contrariando especialistas que defendem a realização do exame preventivo a partir dos 40 anos.

📢 “Já não basta a própria ANS querer limitar a mamografia a partir dos 50 anos, quando sabemos que a maioria dos tumores de mama ocorre entre 40 e 50 anos. Mais um absurdo. Temos que esclarecer isso e nos posicionar contra”, disse o senador.

⚠️ Impacto das decisões da ANS

🔹 Autistas e pessoas com doenças raras – Risco de cancelamento de planos de saúde, dificultando o acesso a tratamentos essenciais.
🔹 Mamografia tardia – Mulheres com mais risco de desenvolver câncer de mama entre 40 e 50 anos podem ter exames negados pelos planos de saúde.
🔹 Falta de fiscalização rigorosa – Operadoras podem restringir atendimentos, prejudicando milhares de beneficiários.

🏛️ Senador mobiliza população contra as medidas da ANS

📢 “Temos que nos unir e pressionar a ANS para que essas medidas não prejudiquem pessoas com autismo, doenças raras e mulheres que precisam do exame preventivo. Venham comigo nessa contestação”, concluiu Nelsinho Trad.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: