Campo Grande (MS), Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

POLÍTICA

Bolsonaro agradece a Milei por receber foragidos do 8 de janeiro e critica governo Lula

Ex-presidente participa por vídeo de evento conservador na Argentina e reforça apoio à anistia dos envolvidos nos atos golpistas

04/12/2024

18:55

NAOM

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) agradeceu ao presidente argentino Javier Milei por receber brasileiros que participaram dos atos golpistas de 8 de janeiro e estão pedindo refúgio na Argentina. A declaração foi feita em um vídeo enviado ao CPAC (Conferência de Ação Política Conservadora), realizado em Buenos Aires nesta quarta-feira (4).

Mensagem a Milei e críticas ao governo brasileiro

Bolsonaro elogiou Milei por sua condução do governo e comparou sua gestão à brasileira durante seu mandato:

“Prezado Javier Milei, meus cumprimentos pelo jeito que você está conduzindo essa nação. Nós fizemos algo parecido no Brasil, mas tivemos dois problemas: a pandemia e a guerra na Ucrânia. Espero que a Argentina continue nessa linha.”

O ex-presidente também criticou a condução do governo Lula em relação aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, reforçando seu apoio à anistia para os participantes:

“Lutamos pela anistia dessas pessoas. Não houve golpe, apenas conversamos sobre hipóteses constitucionais. O governo quer pintar isso como tentativa de golpe.”

Pedido de extradição

O governo brasileiro enviou recentemente à Argentina o pedido de extradição de 63 brasileiros investigados por participação nos atos que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília. No entanto, Bolsonaro e seu filho, deputado Eduardo Bolsonaro, defenderam os foragidos. Eduardo visitou brasileiros presos na Argentina e afirmou que espera reverter as prisões e garantir que eles permaneçam no país.

Declarações no CPAC

No evento, líderes conservadores internacionais se reuniram para debater temas como liberdade, oposição ao comunismo e apoio a governos alinhados. O presidente do CPAC, Matt Schlapp, criticou as prisões no Brasil, classificando-as como perseguição política, e elogiou líderes como Trump e Milei.

Lara Trump, nora de Donald Trump, também participou e reforçou a união entre Argentina e EUA contra o comunismo. Já o estrategista Steve Bannon afirmou que a Argentina é o “farol da liberdade” na América do Sul e que o sucesso de Milei é crucial para toda a região.

Contexto do evento

O CPAC reúne líderes conservadores de diversos países para promover discussões sobre política e liberdade. O evento, que começou com um jantar na terça-feira, inclui palestras de figuras como Santiago Abascal (líder conservador da Espanha), Patricia Bullrich (ex-ministra de segurança da Argentina) e Steve Bannon (ex-estrategista de Trump). O encerramento será feito por Javier Milei, atual presidente argentino.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: