Campo Grande (MS), Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

POLÍTICA

Câmara Municipal de Campo Grande aprova mudança que permite vereadores assumirem cargos executivos sem perder mandato

Alteração inclui cargos de secretário adjunto e diretor-presidente de agências municipais e estaduais, e aguarda sanção da prefeita Adriane Lopes.

19/11/2024

12:25

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou nesta terça-feira (19), em regime de urgência, uma mudança na Lei Orgânica do Município que permite aos vereadores ocupar cargos de secretário adjunto ou diretor-presidente de agências e fundações municipais ou estaduais sem precisar renunciar ao mandato. Atualmente, a regra já é válida para os que assumem cargos de secretário municipal.

A alteração foi proposta pela mesa diretora da Casa após as eleições de outubro, e há especulações de que a prefeita Adriane Lopes (PP) possa convidar vereadores eleitos ou não reeleitos para compor sua equipe de governo. Caso seja sancionada, a mudança abrirá espaço para suplentes assumirem as vagas dos parlamentares.

Outros projetos aprovados

Além da alteração na Lei Orgânica, a Câmara aprovou outros projetos relevantes:

  1. Selo "Condomínio Amigo dos Animais"

    • Proposta do vereador Victor Rocha, o "Dr. Victor" (PSDB), que visa incentivar condomínios a adotar práticas amigáveis aos animais.
  2. Programa Bike CG

    • Projeto dos vereadores André Luís Soares da Fonseca, o "Prof. André" (PRD), e Alírio Villasanti, o "Coronel Villasanti" (PSDB), que estimula o uso de bicicletas como transporte e prevê um sistema de compartilhamento na cidade.
  3. Medalhas de reconhecimento

    • Medalha “Destaques da Década de Reconhecimento Juvêncio César da Fonseca” ao governador Eduardo Riedel (PSDB), proposta pelo vereador Carlos Augusto Borges, o “Carlão” (PSB).
    • Medalha Legislativa “Dr. Rui de Oliveira Luiz” ao juiz Aluízio Pereira dos Santos, de autoria do vereador Loester Nunes, o “Dr. Loester” (MDB).
  4. Títulos de "Visitante Ilustre"

    A proposta de mudança na Lei Orgânica agora depende da sanção da prefeita Adriane Lopes. Caso aprovada, a alteração poderá moldar o cenário político na Câmara Municipal, permitindo maior mobilidade entre o Legislativo e o Executivo.

    • Rafael Silva Rocha e Lucas Rocha receberam o título de “Visitante Ilustre” da cidade, em projetos propostos pelo vereador Silvio Pitu (PSDB).

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: