Campo Grande (MS), Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

COMEMORAÇÃO

Batayporã celebra 61 anos de emancipação com programação especial de comemorações

Município na região leste de Mato Grosso do Sul comemora seus 61 anos com celebrações religiosas, shows gratuitos e campeonato de pesca

12/11/2024

07:10

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Nesta terça-feira (12), Batayporã comemora 61 anos de emancipação político-administrativa com uma programação repleta de atividades para seus moradores e visitantes. Localizada na região leste de Mato Grosso do Sul, a cidade possui 10.953 habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e celebra sua independência desde 12 de novembro de 1963, data em que se tornou um município autônomo.

As festividades se estendem durante toda a semana, com atividades variadas. Nesta terça-feira, às 8h, a comunidade se reuniu na Igreja Matriz para uma missa em Ação de Graças. Na quarta-feira (13), será realizado um culto evangélico, às 19h, ao redor da Lagoa do Sapo. Na quinta-feira (14), a diversão ficará por conta do grupo Atitude 67, que fará um show gratuito a partir das 21h, animando a população e visitantes. As comemorações se encerram no sábado (16), com o II Torneio Pesque e Solte, evento de pesca esportiva que começa às 16h, promovendo a integração dos adeptos do esporte na cidade.

Histórico do Município

Batayporã está situada a 310 quilômetros de Campo Grande e tem uma história marcada pela colonização e pela imigração. O município é fruto de um projeto de colonização iniciado em 1921 pelo industrial tcheco Dr. Jan Antonin Bata, que vislumbrou na região a possibilidade de estabelecer uma comunidade organizada e produtiva. O nome Batayporã tem origem indígena, significando "água boa do Bata", em referência ao fundador: "Y", do guarani, significa água, e "Porã" quer dizer bonita ou boa.

A história de Batayporã começou como um pequeno povoado que foi elevado a distrito em dezembro de 1953, inicialmente subordinado ao município de Bataguassu. Em 1958, a região foi transferida para a jurisdição de Nova Andradina, até que, finalmente, em 12 de novembro de 1963, Batayporã conquistou sua emancipação, tornando-se município independente, conforme a Lei Estadual nº 1967. Desde então, a cidade vem crescendo e se desenvolvendo, mantendo viva a memória de seu fundador e de todos aqueles que contribuíram para a formação da comunidade.

Hoje, Batayporã se destaca por sua organização e pela qualidade de vida que oferece aos seus habitantes. As celebrações de aniversário são uma oportunidade de unir a comunidade e celebrar não apenas o passado, mas também o presente e o futuro da cidade.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: