POLÍCIA
Polícia Federal realiza operação em MS para investigar fraude de filiação de Lula ao PL
Investigação começou após notícia-crime encaminhada pelo TSE
30/10/2024
07:25
CGN
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Polícia Federal (PF) cumpriu mandado de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (30), como parte da operação "Infiliatio", que investiga a fraude que “filiou” o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao PL (Partido Liberal), partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, em julho de 2023. Lula é um dos principais nomes do Partido dos Trabalhadores (PT), e o caso gerou grande repercussão.
A investigação foi iniciada após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) receber uma notícia-crime sobre o ocorrido. Segundo a PF, não houve invasão ao Sistema de Filiação Partidária (FILIA) do TSE. No entanto, foi constatada a realização fraudulenta de um pedido de filiação partidária em nome do presidente, utilizando dados falsos. O pedido chegou ao tribunal após passar pela etapa de moderação, feita por um funcionário do PL, cuja atuação também está sob investigação.
A operação revelou que o uso de dados falsos começou desde o primeiro passo do procedimento de filiação. Durante o processo, o suposto interessado acessou o formulário digital no site oficial do PL, preenchendo informações como dados pessoais, políticos, selfie, upload de documentos, endereço, telefone e e-mail, além de aceitar os termos de uso da filiação.
Os investigados podem responder por crimes de invasão de dispositivo informático, falsidade ideológica e falsa identidade. As investigações continuam para identificar outras possíveis fraudes e os motivos por trás do ato criminoso.
O procedimento de filiação partidária segue a Resolução 23.596, de 20 de agosto de 2019, do TSE, que regula o envio de dados de filiados pelos partidos políticos à Justiça Eleitoral.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Detran-MS alerta sobre golpes de notificação de suspensão de CNH via SMS e e-mail
Leia Mais
Ministro nega pedido de Bolsonaro para viajar aos EUA e participar da posse de Trump
Leia Mais
Suzano abre 13 oportunidades de emprego em MS para Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas
Leia Mais
Estado avalia renegociação de dívida de bilhões com apoio da União
Municípios