SANEAMENTO
Campo Grande é referência na gestão do saneamento e conquista o troféu Diamante no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento
Águas Guariroba recebe troféu Quíron Diamante, destacando excelência no saneamento básico em nível nacional
28/10/2024
18:00
ASSECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Nesta segunda-feira (28), a Águas Guariroba, concessionária responsável pelo saneamento básico em Campo Grande, conquistou o troféu Quíron Diamante no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS). A premiação é considerada o "Oscar" do setor no Brasil e destaca a excelência na gestão do saneamento ambiental.
O prêmio foi anunciado em uma transmissão online realizada pelo canal da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) no YouTube. Aberto para todas as empresas de saneamento do país, o prêmio atrai a participação de concessionárias de diversos estados, sendo uma das mais disputadas distinções do setor.
O troféu Quíron Diamante foi entregue à Águas Guariroba na categoria AMEGSA – As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental Nível III classe Mundial. O reconhecimento se baseia no Modelo de Excelência em Gestão do Saneamento Ambiental (MEGSA), que avalia as práticas de gestão, liderança, inovação e resultados das concessionárias.
Gabriel Buim, diretor-presidente da Águas Guariroba, celebrou a conquista: “Campo Grande está mais uma vez entre os destaques do saneamento nacional. Nossos serviços são de excelência, e nossa gestão é, mais uma vez, premiada pelo PNQS, mostrando que seguimos no caminho certo na administração do saneamento da Capital”.
Segundo Francis Faustino, diretora-executiva da Águas Guariroba, essa é uma conquista que reflete o compromisso contínuo com a melhoria dos serviços. “Pelo quarto ano consecutivo, estamos evoluindo e conquistando categorias maiores no PNQS. Isso mostra a constante evolução da concessionária na gestão dos seus serviços”, afirmou Francis.
O supervisor de Qualidade da Águas Guariroba, Denis Santos, ressaltou a importância do prêmio: “Estamos coroando todo o trabalho realizado pela Águas Guariroba ao longo dos anos. A dedicação e excelência de todos os colaboradores são fundamentais para entregar sempre o melhor serviço”.
A Águas Guariroba já foi premiada em edições anteriores do PNQS, conquistando o troféu Quíron Cobre (nível B) em 2021, o Quíron Bronze (Nível I) em 2022 e o Quíron Ouro (Nível II) em 2023. Em 2024, a concessionária alcançou o mais alto nível de premiação, o Diamante.
Campo Grande tem se destacado entre as capitais brasileiras com os melhores índices de saneamento, ocupando a 2ª posição no ranking das capitais e a 17ª posição no ranking geral das 100 cidades com melhor índice de saneamento no Brasil. A concessionária também obteve sucesso no programa de redução de perdas, diminuindo de 56% para 19%, enquanto a média nacional é superior a 30%. Este projeto foi premiado no 8º Prêmio Casos de Sucesso, promovido pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Além do troféu Quíron Diamante, a Águas Guariroba competirá em dezembro na categoria IGS (Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental) com o case “Escolas Saneadas”, dentro da subcategoria ESG (Environmental, Social, and Governance).
Instituído em 1997 pela ABES, o PNQS visa reconhecer as empresas de saneamento que se destacam pela boa gestão de seus serviços. A avaliação inclui critérios como liderança, inovação, tecnologia, processos e resultados, buscando estimular as melhores práticas de gestão no setor de saneamento ambiental no Brasil.
Para mais informações sobre a premiação e a atuação da Águas Guariroba, acesse o site oficial da Águas Guariroba.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sidrolândia registra novo caso suspeito de intoxicação por metanol; MS soma cinco casos em investigação
Leia Mais
Caiado e Ciro Nogueira trocam críticas e expõem divisão da direita rumo a 2026
Leia Mais
Hungria recebe alta após suspeita de intoxicação por metanol em Brasília
Leia Mais
Caravina quer assumir comando do PSDB para evitar extinção da sigla em Mato Grosso do Sul
Municípios