POLÍTICA
Lula sofre acidente doméstico em Brasília e cancela viagem à Rússia por recomendação médica
Presidente participaria da cúpula do Brics em Kazan, mas acompanhará o evento por videoconferência
20/10/2024
13:25
G1
DA REDAÇÃO
Presidente Lula durante a cerimônia de anúncios para Educação na Bahia. — Foto: Ricardo Stuckert / Presidência da República
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um acidente doméstico em Brasília no sábado (19), resultando em um ferimento na cabeça. Devido ao incidente, a viagem de Lula à Rússia, prevista para a tarde deste domingo (20), foi cancelada. O presidente participará da Cúpula do Brics por videoconferência.
Lula foi levado ao Hospital Sírio-Libanês em Brasília, apresentando um "ferimento corto-contuso em região occipital" (nuca). O boletim médico informa que ele levou cinco pontos no ferimento, mas o caso não é grave. Por orientação do cardiologista Roberto Kalil Filho, foi recomendado que Lula evite viagens de longa duração neste momento. Após o curativo, o presidente foi liberado e voltou ao Palácio da Alvorada.
Na manhã deste domingo, Lula retornou ao hospital para exames complementares e foi novamente liberado, permanecendo sob monitoramento médico.
Com o cancelamento da viagem a Kazan, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, chefiará a delegação brasileira no evento. Lula participará da cúpula por videoconferência e manterá sua agenda normal em Brasília durante a semana.
O evento começa na terça-feira (22), e a programação previa reuniões bilaterais entre Lula e os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping.
No sábado, antes do acidente, Lula esteve em São Paulo para apoiar a campanha de Guilherme Boulos (PSOL) à prefeitura da capital paulista. Devido às chuvas, a carreata foi substituída por uma transmissão online, e Lula voltou a Brasília no início da noite.
Lula, que tem 78 anos, passou por uma cirurgia de artroplastia total do quadril direito em setembro de 2023, para substituir a cartilagem desgastada por uma prótese. Recentemente, ele realizou exames de revisão para acompanhar o resultado do procedimento.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mauro Vieira terá novo encontro com Marco Rubio no Canadá na próxima semana
Leia Mais
Radares voltam a funcionar em Campo Grande nesta terça-feira (4)
Leia Mais
Senado aprova ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda; quem ganha até R$ 5 mil deixará de declarar a partir de 2026
Leia Mais
Senado aprova ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda; quem ganha até R$ 5 mil deixará de declarar a partir de 2026
Municípios