PREVISÃO DO TEMPO
Mato Grosso do Sul em alerta para tempestade com granizo e ventos de até 100 km/h
Fim de semana terá chuva em diversas regiões do Estado, com risco de tempestades e queda de granizo
18/10/2024
06:00
INMET/CEMTEC
DA REDAÇÃO
Mato Grosso do Sul está sob alerta laranja emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para tempestades que podem ocorrer entre sexta-feira (18) e sábado (19), afetando tanto a capital Campo Grande quanto os 78 municípios do interior. O aviso destaca a possibilidade de chuvas fortes, com volumes de até 60 milímetros, além de rajadas de vento que podem alcançar velocidades de até 100 km/h. Há também risco de queda de granizo e alagamentos em áreas urbanas.
A recomendação das autoridades é que a população evite estacionar veículos próximo a placas de propaganda, torres de transmissão e árvores. Quem estiver ao ar livre deve procurar abrigo seguro, longe de árvores ou estruturas que possam ser atingidas.
Em Campo Grande, o céu amanheceu parcialmente nublado, com temperaturas registrando 23°C. Ao longo do dia, os termômetros podem chegar a 29°C, enquanto no sábado a máxima não deve passar de 27°C. Para o domingo, a previsão indica 28°C de máxima. O Climatempo alerta para a possibilidade de 20 milímetros de chuva na Capital entre a tarde e a noite desta sexta-feira, com pancadas de chuva mais isoladas no fim de semana.
Na região pantaneira, as cidades de Corumbá e Coxim podem registrar máximas de 34°C e 32°C, respectivamente, nesta sexta-feira, enquanto em Aquidauana e Miranda, as temperaturas devem atingir 31°C. Em Porto Murtinho, a máxima fica em torno de 29°C.
No sul do Estado, as temperaturas tendem a ser mais amenas. Em Ponta Porã, a máxima não passará dos 26°C, enquanto em Dourados os termômetros devem registrar até 28°C. Na região leste, Três Lagoas poderá alcançar 34°C.
Após uma semana de calor intenso, o final de semana trará alívio com a chegada de chuvas em várias regiões do Estado. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), as temperaturas devem cair devido à formação de uma área de baixa pressão atmosférica, associada ao transporte de calor e umidade. Essa combinação de fatores poderá gerar tempestades, especialmente nesta sexta e sábado.
A frente fria em avanço contribuirá para o aumento da nebulosidade e para a ocorrência de chuvas intensas, com volumes que podem ultrapassar os 40 milímetros em 24 horas. Nas regiões sul, leste e sudeste de Mato Grosso do Sul, as temperaturas mínimas variam entre 19°C e 23°C, enquanto as máximas ficam entre 25°C e 33°C.
Já nas regiões pantaneiras e sudoeste, as mínimas serão um pouco mais elevadas, entre 23°C e 25°C, com máximas variando entre 29°C e 34°C. Nas regiões do Bolsão e norte, as mínimas ficam entre 21°C e 24°C, e as máximas podem atingir de 27°C a 34°C. Em Campo Grande, as temperaturas devem oscilar entre 20°C e 30°C.
No domingo (20), o tempo deve se estabilizar na maior parte do Estado, embora ainda haja possibilidade de chuvas localizadas em algumas cidades, principalmente nas regiões centro-norte e nordeste de Mato Grosso do Sul. Os ventos devem soprar do quadrante leste, com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h, podendo atingir rajadas superiores a 50 km/h em pontos isolados.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PGR defende monitoramento policial extra para Bolsonaro
Leia Mais
Prefeitura de Anaurilândia inicia regularização fundiária do núcleo urbano Paraíso
Leia Mais
Motiva Pantanal registra mais de 1,3 milhão de atendimentos e reforça papel humano na BR-163/MS
Leia Mais
Transparência Internacional chama de “aberração” sanção da Lei Magnitsky contra Moraes
Municípios