PREVISÃO DO TEMPO
Mato Grosso do Sul em alerta para tempestade com granizo e ventos de até 100 km/h
Fim de semana terá chuva em diversas regiões do Estado, com risco de tempestades e queda de granizo
18/10/2024
06:00
INMET/CEMTEC
DA REDAÇÃO
Mato Grosso do Sul está sob alerta laranja emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para tempestades que podem ocorrer entre sexta-feira (18) e sábado (19), afetando tanto a capital Campo Grande quanto os 78 municípios do interior. O aviso destaca a possibilidade de chuvas fortes, com volumes de até 60 milímetros, além de rajadas de vento que podem alcançar velocidades de até 100 km/h. Há também risco de queda de granizo e alagamentos em áreas urbanas.
A recomendação das autoridades é que a população evite estacionar veículos próximo a placas de propaganda, torres de transmissão e árvores. Quem estiver ao ar livre deve procurar abrigo seguro, longe de árvores ou estruturas que possam ser atingidas.
Em Campo Grande, o céu amanheceu parcialmente nublado, com temperaturas registrando 23°C. Ao longo do dia, os termômetros podem chegar a 29°C, enquanto no sábado a máxima não deve passar de 27°C. Para o domingo, a previsão indica 28°C de máxima. O Climatempo alerta para a possibilidade de 20 milímetros de chuva na Capital entre a tarde e a noite desta sexta-feira, com pancadas de chuva mais isoladas no fim de semana.
Na região pantaneira, as cidades de Corumbá e Coxim podem registrar máximas de 34°C e 32°C, respectivamente, nesta sexta-feira, enquanto em Aquidauana e Miranda, as temperaturas devem atingir 31°C. Em Porto Murtinho, a máxima fica em torno de 29°C.
No sul do Estado, as temperaturas tendem a ser mais amenas. Em Ponta Porã, a máxima não passará dos 26°C, enquanto em Dourados os termômetros devem registrar até 28°C. Na região leste, Três Lagoas poderá alcançar 34°C.
Após uma semana de calor intenso, o final de semana trará alívio com a chegada de chuvas em várias regiões do Estado. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), as temperaturas devem cair devido à formação de uma área de baixa pressão atmosférica, associada ao transporte de calor e umidade. Essa combinação de fatores poderá gerar tempestades, especialmente nesta sexta e sábado.
A frente fria em avanço contribuirá para o aumento da nebulosidade e para a ocorrência de chuvas intensas, com volumes que podem ultrapassar os 40 milímetros em 24 horas. Nas regiões sul, leste e sudeste de Mato Grosso do Sul, as temperaturas mínimas variam entre 19°C e 23°C, enquanto as máximas ficam entre 25°C e 33°C.
Já nas regiões pantaneiras e sudoeste, as mínimas serão um pouco mais elevadas, entre 23°C e 25°C, com máximas variando entre 29°C e 34°C. Nas regiões do Bolsão e norte, as mínimas ficam entre 21°C e 24°C, e as máximas podem atingir de 27°C a 34°C. Em Campo Grande, as temperaturas devem oscilar entre 20°C e 30°C.
No domingo (20), o tempo deve se estabilizar na maior parte do Estado, embora ainda haja possibilidade de chuvas localizadas em algumas cidades, principalmente nas regiões centro-norte e nordeste de Mato Grosso do Sul. Os ventos devem soprar do quadrante leste, com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h, podendo atingir rajadas superiores a 50 km/h em pontos isolados.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Suzano abre nove processos seletivos para operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas
Leia Mais
Lula aponta dólar, Banco Central e exportações como responsáveis pela inflação dos alimentos
Leia Mais
Parceria inédita fortalece pesquisas arqueológicas e culturais na Amazônia
Leia Mais
Evite problemas com a Receita: os 16 erros que podem te levar à malha fina em 2025
Municípios