DOAÇÃO
Cartórios de MS promovem mutirão de doação de órgãos no Shopping Norte Sul neste sábado
Ação gratuita oferece emissão de autorizações eletrônicas de doações, buscando reduzir a fila de espera por transplantes no Brasil, que ultrapassa 60 mil pessoas.
16/10/2024
14:00
ASSECOM
©REPRODUÇÃO
Neste sábado (19/10), os Cartórios de Notas de Mato Grosso do Sul realizarão a 2ª edição da Jornada Notarial, evento gratuito que neste ano foca na conscientização e emissão de Autorizações Eletrônicas para Doação de Órgãos (AEDO). O atendimento ao público acontecerá no Shopping Norte Sul Plaza, em Campo Grande, das 10h às 16h.
O mutirão visa conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e incentivar a emissão da AEDO, um documento digital que registra a intenção de ser doador de órgãos. Este serviço, oferecido gratuitamente, facilita o processo de doação e pode ser consultado pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, ajudando a reduzir a fila de espera por transplantes no Brasil, que ultrapassa 60 mil pessoas.
Desde que a emissão da AEDO foi regulamentada pelo Provimento nº 164/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mais de 200 autorizações foram solicitadas nos cartórios de Mato Grosso do Sul, contribuindo para um sistema mais ágil e eficiente.
Para emitir a AEDO, os interessados devem comparecer ao evento com documento de identidade com foto. Durante o atendimento, um profissional colherá as informações necessárias e emitirá um Certificado Digital Notarizado, que garante a autenticidade da assinatura digital do doador. A declaração é registrada na plataforma e-Notariado, integrando os serviços digitais dos cartórios brasileiros.
Cada cidadão pode ter apenas uma AEDO ativa. Caso deseje atualizar sua declaração para incluir novos órgãos, deverá revogar a anterior e emitir uma nova. A emissão é gratuita e também pode ser feita online pelo link.
Além da emissão da AEDO, a Jornada Notarial oferecerá esclarecimentos sobre questões práticas como testamentos, heranças, divórcios, compra e venda de imóveis e outros serviços notariais que asseguram a segurança jurídica dos atos pessoais e patrimoniais.
O Colégio Notarial do Brasil – Seccional do Mato Grosso do Sul (CNB/MS) representa os tabeliães de notas do estado e integra o Conselho Federal (CNB/CF), que é filiado à União Internacional do Notariado (UINL). Esta entidade global reúne 89 países, representando 2/3 da população mundial e 60% do PIB global, com o objetivo de promover a segurança jurídica e a confiança nos serviços notariais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Audiência pública debate construções na Zona de Amortecimento do Parque dos Poderes em Campo Grande
Leia Mais
Riedel entrega pavimentação da MS-165 e reformas de escolas em Coronel Sapucaia e Amambai
Leia Mais
Nelsinho Trad é aplaudido por produtores de MS ao defender o agro contra tarifaço dos EUA
Leia Mais
Projeto da MS Florestal leva alfabetização a colaboradores do viveiro em Água Clara
Municípios