SAÚDE
Nova variante do Sars-CoV-2, chamada XEC, é detectada em três estados brasileiros
Identificada em Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, a variante está sendo monitorada pela OMS devido ao seu potencial impacto no comportamento do vírus
14/10/2024
07:15
NAOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Uma nova variante do Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19, foi detectada em três estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. A variante, denominada XEC, foi identificada inicialmente pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em amostras de dois pacientes da cidade do Rio de Janeiro, diagnosticados com Covid-19 em setembro de 2024.
De acordo com as autoridades, o Ministério da Saúde e as secretarias Estadual e Municipal de Saúde do Rio de Janeiro já foram informados sobre a detecção da nova cepa. O alerta se estende a outras regiões do Brasil, uma vez que a variante está sendo monitorada de perto pela comunidade científica.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a XEC no dia 24 de setembro como uma variante "em monitoramento", o que indica que ela possui várias mutações no genoma que podem alterar o comportamento do vírus, incluindo sua transmissibilidade, gravidade ou resposta a vacinas e tratamentos.
A variante XEC chamou a atenção da OMS e das autoridades sanitárias globais após um aumento rápido no número de casos em países da Europa, seguido por registros na Ásia, Oceania e América. Até o momento, a presença dessa cepa foi confirmada em pelo menos 35 países, o que reforça a importância do monitoramento contínuo.
Especialistas ressaltam a importância de manter os cuidados preventivos, como o uso de máscaras em locais fechados, higiene das mãos e, principalmente, a vacinação. O surgimento da XEC evidencia a necessidade de adaptação constante das estratégias de combate à Covid-19.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Caixa sorteia Lotomania, Mais Milionária e Quina com prêmios que ultrapassam R$ 109 milhões
Leia Mais
Servidor do INSS denunciou esquema de descontos ilegais ainda em 2020, mas investigação só resultou em operação cinco anos depois
Leia Mais
Aprovado projeto que inclui Festival do Hambúrguer no Calendário Oficial de MS
Leia Mais
STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao CNJ; Walter Delgatti pega 8 anos
Municípios