DIA INTERNACIONAL DO IDOSO
Dia Internacional das Pessoas Idosas é celebrado nesta terça-feira com foco na resiliência e nos direitos dos idosos
Data visa sensibilizar a sociedade sobre a importância do respeito e da inclusão das pessoas idosas, que representam 14,3% da população brasileira
01/10/2024
07:15
ANA KARLA SOUZA
Nesta terça-feira, 1º de outubro, é celebrado o Dia Internacional das Pessoas Idosas, uma data que, além de homenagear esse grupo, busca conscientizar a sociedade sobre suas necessidades e desafios. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data de 2022 trouxe como tema “Resiliência de pessoas idosas em um mundo em mudança”. O objetivo é destacar a importância de enfrentar estereótipos negativos sobre o envelhecimento e permitir que os idosos possam realizar plenamente seu potencial.
No Brasil, essa data também marca o Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade, reforçando o debate sobre os direitos garantidos por lei aos brasileiros com 60 anos ou mais. O Estatuto do Idoso, sancionado em 1º de outubro de 2003, é um marco legal que estabelece diretrizes para a proteção dos direitos dessa parcela da população.
O número de pessoas idosas no Brasil está em constante crescimento. Atualmente, elas representam 14,3% da população brasileira. Até 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. Esse envelhecimento populacional traz novos desafios, tanto para políticas públicas quanto para a sociedade em geral.
A legislação brasileira considera idosa qualquer pessoa com 60 anos ou mais. O Estatuto do Idoso assegura uma série de direitos fundamentais, como atendimento preferencial em órgãos públicos e privados, acesso facilitado aos serviços de saúde, e a garantia de que o idoso seja prioritariamente cuidado por sua própria família. Há também benefícios como a prioridade na restituição do Imposto de Renda e a destinação privilegiada de recursos públicos para a proteção dos idosos.
Um ponto crucial para que os idosos possam desfrutar plenamente de uma vida ativa e participativa é a saúde. Conforme a idade avança, manter a saúde física e mental torna-se um fator determinante para a qualidade de vida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que envelhecer com saúde é fundamental para que essas pessoas possam continuar contribuindo para a sociedade, seja por meio do trabalho, voluntariado ou apoio às suas famílias.
Além de serem detentores de grande conhecimento e experiência, os idosos desempenham um papel significativo em suas famílias e comunidades. Muitos atuam como cuidadores, tanto de netos quanto de outros familiares, e continuam ativos no mercado de trabalho ou em atividades de voluntariado. Essa contribuição não se limita à esfera privada, pois os idosos também têm grande importância em processos de transmissão cultural e fortalecimento das tradições locais.
Apesar das conquistas e garantias, muitos idosos ainda enfrentam dificuldades no acesso a serviços básicos, como saúde e moradia, e sofrem com barreiras sociais e preconceitos que limitam sua participação ativa na sociedade. Além disso, o envelhecimento populacional exige uma maior adaptação dos espaços urbanos, para que sejam inclusivos e acessíveis, promovendo a integração dos idosos nas atividades cotidianas.
O Brasil ainda tem muito a avançar em termos de políticas públicas voltadas para a terceira idade. A promoção de iniciativas que incentivem a participação dos idosos em novas atividades, como educação continuada ou o empreendedorismo, é uma forma de garantir que eles tenham uma vida longa e plena de realizações.
Clique AQUI e siga JE no Instagram para mais atualizações.
#jornaldoestadoms
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Veja os números sorteados na Dupla Sena, Mais Milionária, Super Sete e outras nesta quarta (7)
Leia Mais
Empresa é alvo de ação judicial por crime ambiental em Itaporã após denúncia de Lia Nogueira
Leia Mais
Moraes marca para 19 de maio depoimentos de testemunhas do núcleo de Bolsonaro na trama golpista
Leia Mais
Eleitores têm até 19 de maio para regularizar título e evitar cancelamento
Municípios