POLÍTICA
Solução para conflito em Antônio João merece ser celebrada, afirma Zeca
Deputado estadual Zeca do PT destaca a importância do acordo mediado pelo STF e elogia o empenho do governo Lula
26/09/2024
17:25
ASSECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Na condição de líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o deputado estadual Zeca do PT celebrou nesta quinta-feira (26) os encaminhamentos dados para a solução do conflito envolvendo a Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, localizada no município de Antônio João. O acordo foi firmado em Brasília entre o Governo Federal, Governo do Estado, Supremo Tribunal Federal (STF), lideranças indígenas e produtores rurais.
"O encaminhamento de uma solução acordada por Governo Federal, Governo do Estado, Supremo Tribunal Federal, indígenas e produtores rurais é algo que merece ser celebrado", destacou o deputado.
Zeca do PT enalteceu o esforço do governo do presidente Lula na mediação do conflito, destacando a decisão inovadora de envolver o STF para buscar uma solução. O parlamentar mencionou que o conflito em Antônio João, que se arrasta há mais de 30 anos, finalmente encontra um desfecho com o apoio de todas as partes envolvidas.
"Foi inovadora e arrojada a decisão de buscar o apoio do STF para a mediação e busca de solução para esse conflito", afirmou Zeca, lembrando que o governo Lula foi fundamental no processo de pacificação.
Zeca também destacou dois fatos recentes que foram decisivos para a construção desse acordo. O primeiro foi a visita de Lula a Campo Grande em abril, quando, durante um evento sobre a exportação de carne para a China, o presidente propôs ao governador Eduardo Riedel uma parceria entre a União e o Estado para a compra de terras e, assim, solucionar o conflito. O segundo fator foi a visita dos ministros Wellington Dias e Paulo Teixeira em setembro, quando, em parceria com o governador e outros parlamentares, surgiu a proposta de envolver o STF no processo de resolução.
Zeca também destacou o papel inovador do governo Lula na criação do Ministério dos Povos Indígenas, que, segundo ele, demonstra o compromisso do governo com a causa indígena e a pacificação de conflitos fundiários no Brasil. "Disposição e empenho que, inclusive, culminaram na criação do Ministério dos Povos Indígenas, fato inédito em nosso país", afirmou.
Para Zeca, o acordo firmado nesta quarta-feira representa um avanço significativo e oferece um caminho para a resolução de outros conflitos fundiários em Mato Grosso do Sul. "O caso de Antônio João passa a ser referência para o processo de entendimento e pacificação do campo em Mato Grosso do Sul", concluiu o deputado.
#jornaldoestadoms
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Alems inicia trabalhos de 2025 com posse da Mesa Diretora dia 3 de fevereiro
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira a escala médica de upas e crs em campo grande nesta quarta-feira
Municípios