Campo Grande (MS), Quinta-feira, 15 de Maio de 2025

PREVISÃO DO TEMPO

Com calor acima de 40°C, 13 cidades de MS sofrem com temperaturas extremas

Capital registra dia mais quente do ano e calor intenso deve continuar

25/09/2024

06:00

INMET/CEMTEC

DA REDAÇÃO

Mato Grosso do Sul segue enfrentando temperaturas extremas, com picos acima de 40°C. Na terça-feira (24), Aquidauana se destacou entre as cidades mais quentes do Brasil, mantendo essa posição pelo segundo dia consecutivo.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Aquidauana registrou a impressionante marca de 42,2°C. Outras cidades sul-mato-grossenses também enfrentaram temperaturas similares, como Nhumirim, em Corumbá, e Água Clara, com 42,1°C. O estado ocupou cinco das 10 posições no ranking nacional de calor, incluindo também Três Lagoas (42°C) e Coxim (41,3°C).

Em Campo Grande, a terça-feira foi marcada pelo dia mais quente do ano, com a temperatura chegando aos 39,8°C durante a tarde. Esse valor superou os 38,7°C observados anteriormente, nos dias 8 e 19 deste mês. Para esta quarta-feira, a previsão é que o calor continue sem trégua, com a temperatura atingindo novamente a casa dos 38°C.

Campo Grande nesta manhã de quarta-feira

A capital amanheceu com céu parcialmente claro e névoa seca, com os termômetros marcando 28°C pela manhã. A expectativa para quinta-feira é de um leve alívio, com máxima de 34°C, e a sexta-feira deve registrar 28°C devido ao avanço de uma frente fria. No entanto, as temperaturas voltarão a subir no fim de semana, chegando a 33°C no sábado e 37°C no domingo.

Regiões enfrentam altas temperaturas e baixa umidade

As demais regiões do estado também enfrentam um cenário de calor extremo e baixa umidade relativa do ar. As máximas podem ultrapassar os 40°C em várias cidades, enquanto a umidade pode cair abaixo dos 20%. Na região pantaneira, Corumbá deve registrar 41°C, enquanto Coxim, Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho devem alcançar 40°C.

No sul do estado, Ponta Porã pode atingir 37°C e Dourados, 39°C. Outras cidades como Três Lagoas, Nova Andradina, Ivinhema, Paranaíba e Água Clara também enfrentarão máximas de 41°C, enquanto Naviraí, Nova Alvorada do Sul e Maracaju estarão com temperaturas entre 39°C e 40°C.

A meteorologia prevê chuvas entre quinta e sexta-feira, com possibilidade de tempestades, especialmente nas regiões sul e leste do estado, devido à combinação do calor e umidade trazidos pela frente fria.

Primavera começa quente e com riscos climáticos

A primeira semana da primavera será marcada por temperaturas elevadas em todo Mato Grosso do Sul. Apesar de não ser comum para a estação, as previsões indicam calor acima da média este ano. Após um inverno atípico, com altas temperaturas e pouca chuva, o estado seguirá enfrentando os efeitos da crise climática, com ondas de calor e alto risco para incêndios.

Modelos do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) indicam uma tendência de elevação das temperaturas nos próximos meses, com maior frequência de dias de calor intenso. Setembro, outubro e novembro devem trazer mais calor, além de um aumento gradativo da umidade, típico da transição entre as estações seca e chuvosa.

Com a chegada da primavera, Mato Grosso do Sul deve registrar dias cada vez mais quentes, especialmente devido à maior incidência de radiação solar.

#jornaldoestadoms


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: