PREVISÃO DO TEMPO
Com calor acima de 40°C, 13 cidades de MS sofrem com temperaturas extremas
Capital registra dia mais quente do ano e calor intenso deve continuar
25/09/2024
06:00
INMET/CEMTEC
DA REDAÇÃO
Mato Grosso do Sul segue enfrentando temperaturas extremas, com picos acima de 40°C. Na terça-feira (24), Aquidauana se destacou entre as cidades mais quentes do Brasil, mantendo essa posição pelo segundo dia consecutivo.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Aquidauana registrou a impressionante marca de 42,2°C. Outras cidades sul-mato-grossenses também enfrentaram temperaturas similares, como Nhumirim, em Corumbá, e Água Clara, com 42,1°C. O estado ocupou cinco das 10 posições no ranking nacional de calor, incluindo também Três Lagoas (42°C) e Coxim (41,3°C).
Em Campo Grande, a terça-feira foi marcada pelo dia mais quente do ano, com a temperatura chegando aos 39,8°C durante a tarde. Esse valor superou os 38,7°C observados anteriormente, nos dias 8 e 19 deste mês. Para esta quarta-feira, a previsão é que o calor continue sem trégua, com a temperatura atingindo novamente a casa dos 38°C.
A capital amanheceu com céu parcialmente claro e névoa seca, com os termômetros marcando 28°C pela manhã. A expectativa para quinta-feira é de um leve alívio, com máxima de 34°C, e a sexta-feira deve registrar 28°C devido ao avanço de uma frente fria. No entanto, as temperaturas voltarão a subir no fim de semana, chegando a 33°C no sábado e 37°C no domingo.
As demais regiões do estado também enfrentam um cenário de calor extremo e baixa umidade relativa do ar. As máximas podem ultrapassar os 40°C em várias cidades, enquanto a umidade pode cair abaixo dos 20%. Na região pantaneira, Corumbá deve registrar 41°C, enquanto Coxim, Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho devem alcançar 40°C.
No sul do estado, Ponta Porã pode atingir 37°C e Dourados, 39°C. Outras cidades como Três Lagoas, Nova Andradina, Ivinhema, Paranaíba e Água Clara também enfrentarão máximas de 41°C, enquanto Naviraí, Nova Alvorada do Sul e Maracaju estarão com temperaturas entre 39°C e 40°C.
A meteorologia prevê chuvas entre quinta e sexta-feira, com possibilidade de tempestades, especialmente nas regiões sul e leste do estado, devido à combinação do calor e umidade trazidos pela frente fria.
A primeira semana da primavera será marcada por temperaturas elevadas em todo Mato Grosso do Sul. Apesar de não ser comum para a estação, as previsões indicam calor acima da média este ano. Após um inverno atípico, com altas temperaturas e pouca chuva, o estado seguirá enfrentando os efeitos da crise climática, com ondas de calor e alto risco para incêndios.
Modelos do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) indicam uma tendência de elevação das temperaturas nos próximos meses, com maior frequência de dias de calor intenso. Setembro, outubro e novembro devem trazer mais calor, além de um aumento gradativo da umidade, típico da transição entre as estações seca e chuvosa.
Com a chegada da primavera, Mato Grosso do Sul deve registrar dias cada vez mais quentes, especialmente devido à maior incidência de radiação solar.
#jornaldoestadoms
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PGR defende monitoramento policial extra para Bolsonaro
Leia Mais
Prefeitura de Anaurilândia inicia regularização fundiária do núcleo urbano Paraíso
Leia Mais
Motiva Pantanal registra mais de 1,3 milhão de atendimentos e reforça papel humano na BR-163/MS
Leia Mais
Transparência Internacional chama de “aberração” sanção da Lei Magnitsky contra Moraes
Municípios