Campo Grande (MS), Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

SANEAMENTO

Águas Guariroba utiliza tecnologia de satélite e Geofone para detectar vazamentos em Campo Grande

Equipamento usado para procurar água em Marte agora auxilia na identificação de perdas de água na cidade, sem interrupção no abastecimento

23/09/2024

16:15

ASSECOM

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Águas Guariroba está utilizando um satélite, originalmente empregado na busca por água em Marte, para identificar e solucionar pontos de vazamento de água em Campo Grande. Essa tecnologia avançada permite localizar perdas de água com precisão e realizar reparos sem causar interrupções no abastecimento para a população. Em apenas um mês de monitoramento, a concessionária prevê solucionar cerca de 150 pontos de vazamentos.

“São situações que poderiam se agravar e interferir no abastecimento. Com essa tecnologia, conseguimos identificar com antecedência problemas que ainda não são visíveis a olho nu”, explica o diretor-executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim.

Como funciona a detecção via satélite

O satélite utilizado pela Águas Guariroba faz detecções com base em vibrações e sons, além de medir a umidade do solo para localizar a presença de água potável. Desde o início do monitoramento em junho, foram vistoriados 980 quilômetros de tubulações, resultando em 195 apontamentos.

Após a identificação via satélite, as equipes vão a campo com o Geofone, um equipamento que capta som e vibrações, permitindo confirmar a existência de vazamentos não visíveis. De acordo com o mapeamento das áreas de maior reincidência de vazamentos nos últimos três anos, as equipes já inspecionaram 118 pontos, dos quais 69 vazamentos foram identificados, incluindo 36 que não eram visíveis.

A expectativa é de que, em dois meses de monitoramento, as equipes identifiquem e solucionem cerca de 150 pontos de perda de água, garantindo maior eficiência no abastecimento e evitando desperdícios.

#jornaldoestadoms


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: