PREVISÃO DO TEMPO
Previsão aponta chuvas e tempestades para sul e oeste de MS, com máximas de até 39°C no Pantanal
Capital e outras regiões seguem com altas temperaturas; ventos e rajadas de até 60 km/h são esperados
20/09/2024
06:00
INMET/CEMTEC
DA REDAÇÃO
Mato Grosso do Sul encerra a semana com previsão de chuvas e tempestades acompanhadas de raios e ventos fortes nas regiões sul e oeste do Estado. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), essas condições estão previstas para sexta-feira, com possibilidade de rajadas superiores a 60 km/h em algumas áreas. A previsão está associada ao avanço de uma frente fria oceânica, além de cavados atmosféricos e transporte de calor e umidade, que podem causar instabilidade na atmosfera.
Apesar da alta probabilidade de chuvas, as temperaturas continuam elevadas em grande parte do Estado. O calor não dará trégua, com máximas de 38°C a 39°C esperadas em algumas regiões. Os acumulados de precipitação variam entre 20-30 mm, sendo mais intensos no sul de Mato Grosso do Sul, onde podem ocorrer pontos isolados com volumes maiores.
As condições de umidade relativa do ar tendem a melhorar com o aumento da nebulosidade, alcançando índices acima de 60%. As temperaturas mínimas previstas para o Estado variam entre 20°C e 23°C nas áreas sul, sudeste e leste, enquanto regiões como o Pantanal e o sudoeste terão mínimas entre 24°C e 29°C.
Em Campo Grande, a sexta-feira será de calor, com mínimas entre 24°C e 26°C e máximas de 33°C a 35°C. As rajadas de vento podem atingir velocidades entre 40 km/h e 60 km/h, principalmente nas áreas mais abertas da cidade e municípios vizinhos. No sábado, a previsão é de temperaturas um pouco mais amenas, com máxima de 32°C, mas o calor retorna com força no domingo, quando a máxima pode atingir 37°C.
A chegada do último fim de semana do inverno será marcada por essas variações climáticas, com chuvas concentradas nas áreas do sul e oeste do Estado, enquanto outras partes seguem quentes e secas. A região pantaneira, em especial, sofrerá com a baixa umidade, registrando índices próximos a 10%, agravados pela ausência de chuvas.
Campo Grande registrou na quinta-feira um dos dias mais quentes do ano, com temperaturas atingindo 38,7°C, igualando a marca de 9 de setembro. A cidade segue com céu parcialmente claro, mas com a presença de fumaça proveniente das queimadas, o que ainda afeta a qualidade do ar.
O fim de semana promete calor intenso em várias partes do Estado, com previsão de que as temperaturas sigam acima da média, mesmo com a possibilidade de chuvas isoladas.
#jornaldoestadoms
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PGR defende monitoramento policial extra para Bolsonaro
Leia Mais
Prefeitura de Anaurilândia inicia regularização fundiária do núcleo urbano Paraíso
Leia Mais
Motiva Pantanal registra mais de 1,3 milhão de atendimentos e reforça papel humano na BR-163/MS
Leia Mais
Transparência Internacional chama de “aberração” sanção da Lei Magnitsky contra Moraes
Municípios