TEMPO
O que é a chuva preta que atingiu Mato Grosso do Sul neste fim de semana
Previsão do tempo aponta possibilidade de chuva escura em algumas regiões do Estado
15/09/2024
07:15
MDX
DA REDAÇÃO
Há chance de chuva para MS neste domingo (15) ©Ana Laura Menegat
A chuva preta, que atingiu várias cidades de Mato Grosso do Sul, traz um efeito duplo: pode limpar a atmosfera carregada de poeira e fuligem dos incêndios e, ao mesmo tempo, requer cuidado da população, que deve evitar contato com a água escura. O fenômeno já foi registrado em municípios como Eldorado e Japorã ao longo da última semana, e a previsão é de que ele se repita neste domingo (15) em algumas regiões.
Imagens capturadas por moradores dessas cidades mostram a água com coloração escura caindo do céu. “Eu vi no jornal que tinha a previsão de isso acontecer e quando começou a chover, coloquei um balde”, relata Renato Penasso, morador de Eldorado.
O que é a chuva preta?
De acordo com o meteorologista Vinicius Sperling, do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a chuva preta está ligada à alta concentração de material particulado na atmosfera, incluindo poeira e fuligem das queimadas.
“A atmosfera está carregada de material particulado, como poeira em suspensão e fuligem das queimadas. A seca prolongada também contribui, deixando partículas de poeira suspensas no ar. No entanto, a chuva preta está mais associada à fuligem das queimadas, mas também inclui a poeira, especialmente nas primeiras chuvas após um período prolongado de seca”, explica Sperling.
Embora haja chance de registro do fenômeno em Mato Grosso do Sul, a intensidade da coloração da chuva pode ser menor em comparação com outras regiões do Brasil, como a Amazônia e o norte do país, onde a situação é mais crítica. Ventos transportaram a fumaça dessas áreas para o sul do Brasil, favorecendo a ocorrência da chuva preta.
Limpeza do ar
A chuva preta também tem um efeito de limpeza atmosférica, removendo micropartículas prejudiciais à saúde, especialmente as menores que 2,5 mícrons, que podem causar danos respiratórios. A chuva limpa temporariamente a atmosfera, trazendo alívio para a qualidade do ar, ainda que o efeito dure apenas um ou dois dias.
“Há um lado bom e ruim com a chegada da chuva preta”, afirma o meteorologista. Enquanto a chuva melhora a qualidade do ar para respiração, ela pode contaminar corpos d'água, como rios, córregos e o solo, com a fuligem e poluentes presentes na atmosfera.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula critica Trump por cassação de visto de Lewandowski: “Vergonhoso”
Leia Mais
Trump evita citar Lula e sinaliza interesse em diálogo, avalia analista do Council of the Americas
Leia Mais
Lia Nogueira celebra 126 anos de Campo Grande e destaca investimento de R$ 425 mil em instituições da Capital
Leia Mais
Republicanos desiste de federação com MDB e projeta chapas próprias para 2026
Municípios