POLÍTICA
Riedel deve realizar trocas em até quatro secretarias após eleições municipais
Mudanças em Saúde, Segurança, Casa Civil e Assistência Social estariam sendo estudadas de olho nas eleições de 2026
10/09/2024
08:15
CE
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), estaria planejando substituir os titulares de até quatro secretarias após as eleições municipais deste ano. Segundo apurações, as possíveis mudanças ocorreriam nas Pastas de Saúde, Justiça e Segurança Pública, Casa Civil e Assistência Social e Direitos Humanos. As alterações podem depender dos resultados eleitorais, tanto em Campo Grande quanto em outros grandes municípios, com vistas a equilibrar a força política do governo para as eleições de 2026.
Entre os secretários que deverão deixar seus cargos estão o médico Maurício Simões Corrêa (Saúde), o delegado de Polícia Civil Antônio Carlos Videira (Justiça e Segurança Pública), o economista Eduardo Rocha (Casa Civil) e a defensora pública Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira (Assistência Social e Direitos Humanos). Segundo informações, alguns desses nomes teriam solicitado suas próprias saídas, enquanto outros seriam substituídos por decisão do próprio governador, que já teria novos planos para as pastas, especialmente com foco político.
Essas mudanças seguirão uma lógica de fortalecimento político, e os novos secretários serão escolhidos de acordo com a influência e a projeção do governo estadual, visando consolidar alianças para a reeleição de Riedel em 2026 e a possível candidatura do ex-governador Reinaldo Azambuja ao Senado.
Administração Riedel e o municipalismo Assim como na administração anterior de Azambuja, a atual gestão de Riedel também preza pelo municipalismo, e o governador pretende ajustar as parcerias com as prefeituras após as eleições. O PSDB atualmente detém 51 prefeituras no estado e o resultado das eleições municipais será crucial para determinar o futuro das alianças políticas. Em Campo Grande, existe a possibilidade de segundo turno, devido ao número de eleitores, enquanto nos demais municípios o pleito será decidido em turno único.
Reestruturação do secretariado Riedel já fez mudanças em algumas secretarias, como na Infraestrutura e Logística (Seilog), onde o ex-prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, foi substituído pelo engenheiro civil Guilherme Alcântara. Além disso, o governador promoveu a divisão da Pasta de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania em duas, criando a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), liderada pelo professor Marcelo Miranda, e a nova Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), comandada pela professora Viviane Luiza da Silva, responsável pelas oito subsecretarias que integram a estrutura.
Próximos passos Com essas mudanças, o governo busca uma renovação no secretariado que possa aumentar a eficiência das políticas públicas e a cooperação com os municípios, fortalecendo a base do PSDB e consolidando a liderança de Riedel no cenário político estadual.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Funtrab oferece 4.509 vagas de trabalho nesta segunda-feira no Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Nova variante "mais transmissível" da covid-19 é registrada em três estados do Brasil
Leia Mais
Washington Olivetto, ícone da publicidade brasileira, morre aos 73 anos
Leia Mais
Caravina e Junior Mochi são cotados para relatoria do orçamento 2025 na Assembleia Legislativa de MS
Municípios