Campo Grande (MS), Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

TURISMO

Sebrae/MS promove imersão de empreendedores para incluir experiências em destinos turísticos no Estado

Negócios da Rota Serra e Charme Paxixi, Bodoquena e Bonito realizaram visita técnica à Serra Gaúcha

03/09/2024

12:00

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

Transformar em referência um turismo que alia belezas naturais e experiências diferentes para descobrir o Cerrado, o Pantanal, tudo em Mato Grosso do Sul. Empresários que atuam no destino Rota Serra e Charme Paxixi, no município de Aquidauana, estão trabalhando junto com o Sebrae/MS para fortalecer o destino e, como parte dessas atividades, realizaram uma visita à Serra Gaúcha, na última semana, para troca de conhecimento e aprimoramento técnico.

A viagem técnica aconteceu entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro e envolveu visitação a Gramado, Bento Gonçalves e Garibaldi, todas cidades do Rio Grande do Sul. Além dos empresários do Distrito de Camisão (Aquidauana), também participaram empreendedores de Bonito e de Bodoquena. A comitiva envolveu 19 pessoas ao todo.

O roteiro das visitas envolveu visita a Gramado em restaurantes temáticos, passeio ao Mundo Gelado do Capitão – primeiro parque de gelo da América Latina -; ida a Bento Gonçalves para fazer o roteiro cultural Caminhos da Pedra, Parque da Ovelha, Vale dos Vinhedos, experiência gastronômica de chocolates. Os empresários ainda conheceram o Parque Temático Epopeia italiana, passeio de trem Maria Fumaça e participação em jantares.

O gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, Matheus da Silva Oliveira, explicou que esse trabalho com os empreendedores locais buscou instigar sobre novas práticas e contribuir para que eles descobrissem oportunidades a serem adaptadas para a realidade de Mato Grosso do Sul.

“Nós visitamos as regiões que possuem boas práticas no turismo e foi possível experimentar e conversar com empresários ligados aos empreendimentos no Rio Grande do Sul. Os empresários de Mato Grosso do Sul viram o estímulo dos cinco sentidos em outros negócios. Estivemos em um lugar que a escadaria era sensorial, foi feita visita ao mundo Gelado, onde a temperatura chega a 20º C negativos. Ainda houve aspectos da natureza que puderam observar. Buscamos extrapolar o conhecimento para ir à experiência e auxiliar para que os empresários locais possam adaptar isso aos negócios em Mato Grosso do Sul”, ressaltou o gerente da Regional Oeste.

Nessas visitas, além de fazer o papel de turista, os empreendedores tiveram a oportunidade de conversar com proprietários para compartilhar detalhes sobre o modo das operações, como foram construídas as relações com atividades que envolvem comunidades locais, estratégias para aquisição de alimentos selecionados e oferecer oportunidades sazonais.

Visitas e troca de experiências

A chef executiva da Vinícola Terroir Pantanal e empreendedora no Casarão Genuíno 67, Indiara Múcio Teixeira Cabral de Pina Bulhões Di Giorgio, reconheceu que a visita técnica garantiu um divisor de águas para novas oportunidades para o destino Rota Serra e Charme Paxixi.

“A imersão turística foi incrível. Visitamos tematização em bares, turismo de chocolates, turismo cultural. Estivemos na Feira do Colono e o modelo organizacional achei incrível. Tivemos experiência na Osteria Della Colombiana. Entregaram muito além de nossas expectativas. Realmente emocionante. Com certeza são modelos que podem ser replicados em Camisão”, avaliou Indiara, que é aquidauanense.

A arquiteta, artista visual e integrante da Associação dos Empreendimentos do Corredor Turístico Paxixi – Rota Serra e Charme Paxixi (AECOPAXI), Márcia Ribeiro, enfatizou sobre o aprendizado e a emoção que envolveu essa atividade prática feita no Rio Grande do Sul.

“Tivemos um encantamento, foi a realização de sonhos. Pudemos vivenciar o resgate das histórias e cultura regional dos imigrantes italianos que transformaram aquela região em um polo turístico com identidade. Cultura e história são pilares da nossa região pantaneira também e podemos nos inspirar em várias ideias. Aproveitar a cultura pantaneira, a biodiversidade, a cultura indígena, nossa gastronomia local e oferecer espaços elaborados. Foi uma viagem transformadora”, revelou Márcia, também empreendedora com a Casa Refúgio – Hospedaria e Ateliê.

Proprietário do Rancho Pé de Cedro, Roberto Araujo, destacou que a viagem técnica favoreceu o networking entre os empresários presentes de Aquidauana, Bodoquena e Bonito. “A imersão nos permitiu não apenas conhecer as melhores práticas e inovações do turismo de experiência, mas também fortalecer nossas redes de contato e inspirar para novas ideias. Há também um agradecimento por esse apoio contínuo do Sebrae. Estamos ansiosos para aplicar os conhecimentos e contribuir para fortalecer o turismo na nossa região.”

Depois dessa atividade, os empreendedores de Camisão ainda seguem com ações a partir de um acompanhamento técnico iniciado em agosto e que vai até novembro deste ano. Essa metodologia envolve mentorias e workshops para aperfeiçoamento de técnicas e acesso a ferramentas de consolidação de novos mercados.

Para conhecer mais sobre o programa do Sebrae/MS “Criando produtos turísticos de experiência”, que vem atuando com empreendedores de Bonito, Serra da Bodoquena, e da Rota Serra e Charme Paxixi, e outras ferramentas para o setor de turismo, visite o portal do Polo Sebrae de Ecoturismo ou entre em contato pelo 0800 570 0800.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: