CLIMA
Onda de calor mantém temperaturas elevadas e baixa umidade do ar em Mato Grosso do Sul nesta terça-feira
Temperaturas podem chegar a 41°C em algumas regiões, enquanto umidade relativa do ar cai para níveis críticos
03/09/2024
06:00
DA REDAÇÃO
A previsão para esta terça-feira (3) em Mato Grosso do Sul indica tempo estável, com predomínio de sol e variação de nebulosidade. O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) alerta que as temperaturas estarão em elevação, superando a média histórica para o período, com máximas que podem alcançar entre 38°C e 41°C em várias regiões do estado.
Além das altas temperaturas, a umidade relativa do ar ficará extremamente baixa, especialmente durante a tarde, com valores que variam entre 8% e 20%. Essa combinação de fatores é resultado de uma onda de calor que atinge a região, intensificada pela presença de uma massa de ar quente e seca.
Essa condição meteorológica traz preocupações adicionais, como o aumento do risco de incêndios florestais e problemas de saúde, especialmente respiratórios e de desidratação. A Defesa Civil recomenda que a população evite a exposição ao sol durante os períodos mais quentes do dia, aumente a ingestão de líquidos e redobre os cuidados com crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
A onda de calor deve persistir ao longo da semana, exigindo atenção redobrada da população quanto à saúde e segurança. O Cemtec e outros órgãos meteorológicos continuarão monitorando a situação e emitindo alertas conforme necessário. É essencial seguir as recomendações de saúde pública para minimizar os efeitos adversos dessa onda de calor.
Com essa previsão, Mato Grosso do Sul enfrenta um cenário preocupante, que exige cautela tanto das autoridades quanto da população, para evitar transtornos maiores e proteger a saúde de todos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Alckmin viaja ao México para ampliar comércio bilateral e enfrentar impactos do tarifaço dos EUA
Leia Mais
Dino aciona PF para investigar R$ 694 milhões em emendas parlamentares com indícios de irregularidades
Leia Mais
Flávio Bolsonaro relata assalto contra mãe e avós em Resende (RJ)
Leia Mais
Eduardo Bolsonaro insinua que assalto contra mãe e avós teve “ordens de Moraes”
Municípios