SÃO GABRIEL DO OESTE
Incêndio de grandes proporções devasta reserva ambiental em São Gabriel do Oeste e ameaça fauna e flora
Fogo se alastrou por mais de 40 km de vegetação; fumaça causa problemas respiratórios e afeta visibilidade nas rodovias.
02/09/2024
09:00
FCG
DA REDAÇÃO
O incêndio ja consumiu mais de 40 km de vegetação
Um incêndio de grandes proporções, que já dura três dias, está devastando uma reserva ambiental em São Gabriel do Oeste, localizada a 137 km de Campo Grande. As chamas, que começaram na manhã de sexta-feira (31), se espalharam rapidamente devido aos fortes ventos, consumindo mais de 40 km de vegetação e colocando em risco a fauna e a flora locais.
O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente, mas o combate às chamas tem sido dificultado pela vasta área afetada e pelas condições climáticas adversas. Proprietários rurais da região também se uniram aos esforços, utilizando aeronaves particulares para auxiliar no combate aéreo ao incêndio.
As equipes de resgate foram obrigadas a isolar a área e utilizar maquinário pesado para conter as chamas, que avançam rapidamente pela serra. A fumaça gerada pelo incêndio tem provocado problemas respiratórios entre os moradores da região e prejudicado a visibilidade nas rodovias próximas, aumentando o risco de acidentes.
Além dos danos ambientais, a fauna e a flora da reserva estão sendo severamente impactadas, com a destruição de habitats naturais e a morte de animais. As autoridades ambientais já estão investigando as causas do incêndio, que ainda não foram determinadas, e avaliando a extensão dos danos causados.
A população foi orientada a evitar a região afetada e a colaborar com as equipes de resgate, que continuam trabalhando para controlar o fogo. Além disso, a Defesa Civil monitora a situação para garantir a segurança dos moradores e minimizar os impactos ambientais.
Se novas informações surgirem, as autoridades deverão atualizar a população sobre o progresso no combate ao incêndio e as medidas de recuperação da área afetada.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
O Brasil merece respeito
Leia Mais
Feiras livres de Campo Grande são reconhecidas como patrimônio cultural imaterial
Leia Mais
STF estima que prisão de Jair Bolsonaro em regime fechado deve ocorrer até dezembro
Leia Mais
Condenação de Bolsonaro reacende tensões com os EUA e abre espaço para novas sanções contra o Brasil
Municípios