CLIMA
Sexta-feira será de sol forte e tempo firme em Mato Grosso do Sul
Umidade relativa do ar deve atingir baixos índices
02/08/2024
06:00
CEMTEC
Tempo firme, com sol forte e variação de nebulosidade. Essa é a previsão do tempo do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) para esta sexta-feira (2) em Mato Grosso do Sul. As temperaturas devem se manter acima da média, especialmente pela influência de um sistema de alta pressão atmosférica que impede a formação de nuvens e chuvas.
Durante o dia, a umidade relativa do ar será baixa, variando entre 10% e 30%, o que aumenta o risco de incêndios florestais. A presença de ar seco também resultará em altas amplitudes térmicas, com variações de temperatura superiores a 20°C ao longo do dia.
Em termos de temperaturas, as mínimas devem oscilar entre 18°C e 22°C nas regiões sul, leste e sudeste, enquanto as máximas podem alcançar 29°C a 34°C. Nas regiões pantaneira e sudoeste, as mínimas estarão entre 23°C e 26°C e as máximas entre 34°C e 37°C. Já nas regiões norte e bolsão, as mínimas variam de 17°C a 21°C e as máximas de 32°C a 36°C.
Já na região de Campo Grande, as mínimas devem ficar entre 21°C e 23°C, e as máximas entre 32°C e 34°C nos municípios que compreendem essa faixa.
Os ventos atuarão predominantemente das direções leste, nordeste e norte ao longo do dia, com intensidade variando entre 30 km/h e 50 km/h. Há possibilidade de rajadas de vento superiores a 50 km/h, especialmente no sábado (3) e domingo (4).
Dada a combinação de altas temperaturas, baixa umidade e ventos fortes, recomenda-se que a população evite atear fogo em vegetação ou materiais inflamáveis, e mantenha-se hidratada. A baixa umidade e as condições meteorológicas também podem afetar a qualidade do ar, que deve piorar nos próximos dias, impactando a saúde e o meio ambiente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Morre José Mujica aos 89 anos: ex-presidente do Uruguai foi símbolo da esquerda, da simplicidade e da resistência
Leia Mais
Caravina cobra explicações sobre atraso no concurso da Polícia Civil de MS
Leia Mais
Janja causa constrangimento em reunião com Xi Jinping ao criticar TikTok durante missão oficial à China
Leia Mais
Proposta de mudança no regimento gera embate entre Landmark e presidente da CPI do Transporte em Campo Grande
Municípios