ECONOMIA
Prazo para contribuinte quitar dívidas com a Receita Federal começa na sexta-feira, 5
Recurso teria início nesta terça, mas devido a problemas técnicos foi adiado para amanhã
04/01/2024
12:00
NATÁLIA OLLIVER
Prazo para contribuinte quitar dívidas com a Receita Federal é adiado para esta sexta (5). Recurso teria início na terça (2), mas devido a problemas técnicos foi adiado para amanhã. Pessoas e empresas poderão quitar as dívidas tributárias sem multa ou juros. O prazo de adesão ao programa Autorregularização Incentivada de Tributos vai até 1º de abril de 2024.
A medida permite o pagamento do valor principal, desistindo de eventuais ações na Justiça em troca do perdão dos juros e das multas de mora. O contribuinte pagará 50% do débito como entrada e parcela o restante em 48 meses. Quem não aderir à autorregularização pagará multa de mora de 20% do valor da dívida.
Somente débitos com a Receita Federal podem ser autorregularizados. O programa não abrange a dívida ativa da União, quando a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional passa a cobrar o débito na Justiça.
O programa permite a inclusão, na renegociação, de tributos não constituídos (não confessados pelo devedor) até 30 de novembro de 2023, mesmo nos casos em que o Fisco tenha iniciado procedimento de fiscalização. Também podem ser incluídos tributos constituídos (confessados pelo devedor) entre 30 de novembro de 2023 e 1º de abril de 2024.
De acordo com a Receita, será retirado da renegociação especial quem deixar de pagar três parcelas consecutivas ou seis alternadas. Caso o devedor deixe de pagar uma parcela, estando pagas as demais, também será excluído da autorregularização.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Zé Teixeira solicita investimentos para fortalecer a saúde pública em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Coronel David solicita reforma e climatização da Escola Estadual José Ferreira em Três Lagoas
Leia Mais
Alems realiza sessão solene em comemoração aos 60 anos da profissão de Administração no Brasil
Leia Mais
Projeto “Semeando” retorna em nova edição e leva conscientização ambiental e teatro educativo ao interior do Mato Grosso
Municípios