ACADEMIA SUL-MATO-GROSSENSE DE LETRAS
Casa-Quintal Manoel de Barros tem ASL na comemoração dos 107 anos do poeta
17/12/2023
14:30
ASSECOM
“ASL relembra posse de Manoel de Barros” é a programação inserida nas comemorações dos 107 anos de nascimento do poeta (19/12/1916 – 13/11/2014) e que a emblemática Casa-Quintal Manoel de Barros vai promover, nesta próxima terça-feira (19), a partir das 19h, durante o evento Diálogos com escritores (Relembrando Manoel e celebrando a sua poesia), que terá como convidados os poetas e integrantes da Academia Sul-mato-grossense de Letras: Elizabeth Fonseca, Henrique de Medeiros e Rubenio Marcelo.
Na ocasião, os três escritores - que inclusive estiveram na posse do poeta, em 2013, para a Academia Sul-mato-grossense de Letras (ASL) – relembrarão detalhes descontraídos deste acontecimento e também apresentarão imagens/fotos inéditas deste evento, além de celebrar a poesia do saudoso confrade da Academia. O evento será realizado na Casa-Quintal, na rua Piratininga, 363, e os ingressos são gratuitos, devendo apenas ser retirados pelo Sympla.
Na histórica edição nº 23 da Revista da ASL (Life Editora, julho/2023), está registrada uma relevante sinopse da ata do evento de Posse de Manoel de Barros na Cadeira nº 1 da ASL, em trechos assim: “Aconteceu na tarde/noite de 25/06/2013 a celebração da posse de Manoel de Barros na Academia Sul-mato-grossense de Letras. Na ocasião, recebeu o Diploma e o Colar Acadêmico. O ato, que ocorreu na residência do poeta, foi prestigiado por familiares e membros da Academia”.
Os trechos completam ainda que, “conforme pauta do especial evento, os acadêmicos Abílio de Barros, Henrique de Medeiros, Rubenio Marcelo e Reginaldo Araújo usaram a palavra enfatizando a representatividade da cerimônia. Os poetas/acadêmicos Henrique de Medeiros e Rubenio Marcelo saudaram em rápidas palavras o novo confrade, destacando as qualidades já por demais conhecidas do homenageado. O então presidente da Academia, Reginaldo Araújo, também cumprimentou o imortal (pela ASL) Manoel de Barros, que, visivelmente feliz, agradeceu a todos. Também se pronunciaram na ocasião, de forma concisa, os acadêmicos Geraldo Ramon e Maria da Glória Sá Rosa”.
O homenageado: Nascido em Cuiabá/MT (em 19/12/1916), e sempre se dizendo um Corumbaense, vivenciando o Pantanal, Manoel de Barros faleceu em Campo Grande, aos 97 anos de idade, na manhã de 13/11/2014. Autor de inúmeras obras poéticas e detentor de importantes premiações culturais (dentre as quais, dois Prêmios Jabutis: 1989 e 2002) e incontáveis homenagens, Manoel começou a publicar seus livros de poemas em 1937 (livro “Poemas Concebidos Sem Pecado”). A sua extensa e aplaudida obra tem sido objeto de teses, ensaios, filmes, peças de teatro e vídeos.
Os escritores convidados:
Elizabeth Fonseca: é poeta, cronista e declamadora, fundadora e professora do “Curso Arte de Dizer Castro Alves”. Ocupa a Cadeira nº 25 da Academia Sul-mato-grossense de Letras. É autora das seguintes obras: Sonhos Azuis (poesias e crônicas), 1991; Retalhos da Vida, 1999; Além da Janela, 2008; Contexto poético de Castro Alves e Thiago de Mello – Subsídios para uma declamação comentada; Vertentes: Nossos Poemas (poesias, em coautoria), 2020; e mais recentemente o livro infantil “Pedro Pato no Pantanal” (2023).
Henrique Alberto de Medeiros Filho: é poeta e escritor nascido em Corumbá, MS. Após infância, adolescência, estudos universitários e atividades profissionais como jornalista e publicitário em SP e RJ, tornou-se partícipe da cena artística e cultural principalmente do Brasil Central. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho - RJ, exerce atividades criativas, multimídia, editoriais e empresariais. É autor de livros de poemas, contos, crônicas, outros escritos e biografia; faz parte, ainda, de diversas antologias e coletâneas. É atual presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ocupa a Cadeira 10).
Rubenio Marcelo: é poeta, escritor, ensaísta e compositor. Foi Conselheiro Estadual de Cultura/MS, é membro e atual secretário-geral da Academia Sul-mato-grossense de Letras (Cadeira 35). Autor de 13 livros publicados e 3 CDs, destacam-se nas suas obras mais recentes os livros “Graal das Metáforas”, “Horizontes D’Versos”, “Voo de Polens”, “Veleiros da Essência”, “Palavras em Plenitude”, e “Vias do Infinito Ser” (poemas): livro este que foi indicado pela UFMS como leitura obrigatória para o Vestibular e triênio do PASSE (2021/22/23).
Serviço / O Evento:
Diálogos com escritores (ASL relembra posse de Manoel de Barros)
Data e horário: Terça-feira, 19/11/2023
Horário: 19h
Local (e promoção): Museu Casa-Quintal Manoel de Barros
Rua Piratininga nº 363, Bairro Jardim dos Estados, Campo Grande-MS
Entrada Franca, ingressos pelo Sympla.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
É Fake: Ibama confirma que fotos de onça na Vila Nasser foram criadas por inteligência artificial
Leia Mais
Governo de MS concede 30% de desconto no imposto sobre doações de imóveis até 30 de dezembro
Leia Mais
Vander Loubet garante entrega de nove veículos para reforçar estrutura da Agraer em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
OAB/MS oferece até 100% de desconto para advogados regularizarem débitos durante o Mês da Conciliação
Municípios