ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Renato Câmara apresenta PEC que define estrutura, ações, disciplina e dá garantias aos Agentes da Segurança Viária de MS
26/10/2023
11:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Atendendo às reivindicações dos servidores que atuam no Detran de Mato Grosso do Sul, sobretudo, o Sindicato dos Servidores do Detran-MS (Sindetran), o vice-presidente da Assembleia Legislativa (ALEMS) deputado Renato Câmara (MDB) apresentou, durante a sessão plenária de hoje (25-10), um Projeto de Emenda Constitucional (PEC), visando regulamentar os direitos e deveres sobre a Segurança Viária no Estado.
O projeto contempla integralmente o documento reivindicatório do último dia 18 de agosto, elaborado durante a audiência pública que foi realizada atendendo proposição do parlamentar. “O objetivo é inserir na Constituição Estadual a legislação especial que garanta toda a organização e regulamente as ações dos Agentes de Segurança Viária e, principalmente, venha garantir a segurança ao usuário”, argumenta Renato Câmara.
O Projeto de Emenda que altera e acrescenta dispositivos à Constituição Estadual recebeu assinaturas dos deputados, Zé Teixeira, Pedro Kemp, Neno Razuk, Paulo Corrêa, Márcio Fernandes, Roberto Hashioka, Antônio Vaz, Mara Caseiro e Zeca do PT.
De acordo com a proposta, o Art. 1º O art. 41 da Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul passa a vigorar com as seguintes alterações e acréscimos:
"Art. 41. As Polícias Civil, Penal e Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e os Órgãos e Entidades Executivos de Trânsito subordinam-se à legislação especial, que definirá sua estrutura, competência, direitos, garantias, deveres, prerrogativas de seus integrantes, de maneira a assegurar a eficiência de suas atividades, baseando-se nos princípios da hierarquia e da disciplina.
Parágrafo único. Aos Policiais Civis, Militares e do Corpo de Bombeiros Militar, aos Policiais Penais e aos Agentes de Segurança Viária, vítimas de acidentes em decorrência da atividade profissional de confronto, salvamento ou treinamento, será garantida pela administração pública estadual, a cobertura integral das despesas hospitalares e do tratamento médico necessário para o restabelecimento da saúde.
Art. 2º. Acrescenta-se à Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul os Art.
42-A e Art. 42-B, com as seguintes redações:
Art. 42-A. Considera-se agente de segurança viária o servidor de carreira estável
vinculado a órgão executivo de trânsito do Estado ou dos Municípios.
Art. 42-B. A segurança viária, exercida para a preservação da ordem pública e da
incolumidade das pessoas e de seus patrimônios nas vias públicas:
I – compreende a educação, engenharia e fiscalização de trânsito, bem como outras
atividades previstas em lei, que assegurem ao cidadão o direito à mobilidade urbana
eficiente.
II – compete ao Departamento Estadual de Trânsito-DETRAN no âmbito de sua circunscrição e nas rodovias estaduais, aos municípios aos respectivos órgãos ou entidades executivas de trânsito, e aos agentes de segurança viária de cada esfera, estruturados em carreira, conforme determinado em Lei.
Art. 3º. O inciso III do art. 47, da Constituição Estadual, passa a vigorar com a seguinte alteração:
“Art. 47....
[...]
III – policiamento do trânsito urbano e do rodoviário estadual, realizado de forma integrada e concomitantemente com o Departamento Estadual de Trânsito DETRAN/MS, e conforme estabelecido em convênio;
[...]
Art. 4º Esta Emenda Constitucional entra em vigor na data da sua publicação.
Renato Câmara leu na íntegra o projeto que foi construído com o apoio das lideranças do Sindetran. Servidores que representam o Detran estiveram no Plenário da ALEMS acompanhando a apresentação. “Este projeto de lei que altera na forma mencionada é fundamental para dar simetria às ações da Segurança Viária de MS. Isto foi proposto na Constituição Federal. Outros estados já vêm fazendo assim, alterando suas constituições para acompanhar a orientação federal”, observou Renato Câmara.
A partir de agora, o PEC da Segurança Viária cumprirá os trâmites da Casa, seguindo para análise da CCJ e, no último rito, será colocado em duas votações dentro do plenário. “Fizemos o encaminhamento necessário tendo a convicção de que o projeto é precursor para que a modificação possa ser feita em apoio à esta categoria tão importante para nosso Estado. Nossa expectativa é que todos os deputados aprovem esta PEC pela necessidade da regulamentação e importância que representa a todos os sul-mato-grossenses”, finalizou Renato Câmara.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Caderneta de Saúde da Criança ganha versão digital no app Meu SUS Digital
Leia Mais
Victor Gregório & Marco Aurélio lançam turnê 2025 com show inédito na Expogrande
Leia Mais
Deputado Professor Rinaldo denuncia abandono da saúde bucal em Campo Grande
Leia Mais
PL de Antonio Vaz proíbe contratação de condenados por crimes contra crianças e adolescentes nas escolas estaduais de MS
Municípios