Interior / Paranhos
Com decisão do STF, Paranhos trocará o prefeito, mas manterá o mesmo vice-prefeito
Heliomar Klabunde reassume o comando do município e Alfredo Soares permanece como vice após reviravolta judicial
26/10/2025
08:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O município de Paranhos, a 440 km de Campo Grande, passará por uma nova mudança política após decisão da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que validou o resultado das eleições de 2024. A Corte determinou que a vitória de Heliomar Klabunde (MDB) deve ser reconhecida, revertendo o resultado da eleição suplementar realizada em abril deste ano.
Com isso, a cidade trocará o prefeito, mas manterá o mesmo vice-prefeito, Alfredo Soares dos Santos (MDB), de 61 anos, pecuarista e figura conhecida na política local. Soares foi eleito vice tanto na chapa original de Heliomar, em 2024, quanto na eleição suplementar vencida por Hélio Acosta (PSDB).
O julgamento foi concluído na sexta-feira (24) e terminou com placar de 4 a 1 a favor de Heliomar Klabunde. Votaram pela validação da candidatura os ministros André Mendonça, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Nunes Marques, enquanto o relator, Edson Fachin, manteve posição contrária.
Com a decisão, a eleição suplementar perde efeito jurídico, e o mandato legítimo é restituído à chapa original do MDB, composta por Klabunde e Soares.
Heliomar Klabunde, de 65 anos, venceu as eleições municipais de 2024 com 3.609 votos (50,98%), mas não pôde assumir o cargo devido à inelegibilidade reconhecida pela Justiça Eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), então, anulou o pleito e convocou nova eleição em abril de 2025, vencida por Hélio Acosta (PSDB), com 4.088 votos (69,41%) contra 1.802 votos (30,59%) de Dr. Jorge (PT).
A decisão do STF, no entanto, restaurou o resultado de 2024 e devolveu o comando do Executivo municipal a Heliomar Klabunde.
Heliomar Klabunde (MDB) – Já foi prefeito de Paranhos por dois mandatos, ambos pelo PSDB. É pecuarista e empresário, com patrimônio declarado de R$ 13,5 milhões. Em 2020, também havia vencido as eleições, mas não assumiu devido a impedimentos judiciais.
Alfredo Soares dos Santos (MDB) – Vice-prefeito reeleito na prática, é pecuarista com patrimônio de R$ 1,7 milhão e considerado um nome de consenso político no município, mantendo boa relação com diferentes grupos partidários.
Heliomar Klabunde contou com o apoio da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, e agora retornará ao comando da Prefeitura de Paranhos pela terceira vez.
Com a reviravolta, o município de pouco mais de 14 mil habitantes entra em uma nova fase política, encerrando um ano de incertezas eleitorais e disputas judiciais que envolveram duas eleições e múltiplas decisões judiciais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Após Câmara salvar Carla Zambelli, defesa de Paulo Maluf prepara pedido para revogar cassação do ex-deputado
Leia Mais
Esposa de Moraes tinha contrato milionário com Banco Master para atuar em BC, Receita e Congresso
Leia Mais
Inscrições para o programa de estágio da Eldorado Brasil terminam nesta segunda-feira, 15 de dezembro
Leia Mais
Moraes diz que defesa de Bolsonaro usou exames antigos para justificar pedido de cirurgia
Municípios