TCE-MS
Servidores do Tribunal de Contas realizam blitz educativa com a Rede Feminina de Combate ao Câncer
21/10/2023
13:20
OLGA CRUZ
A manhã deste sábado (21) começou com a união de esforços de servidores do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul e integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campo Grande, na blitz educativa realizada nos Altos da Avenida Afonso Pena. Quando o semáforo da esquina com a Rua Coronel Cacildo Arantes fechava, as equipes do TCE-MS já entravam em ação, abordando os motoristas com a adesivagem dos carros, venda de camisetas, e de produtos confeccionados pela própria Rede Feminina, como bonés, canecas, squeezes, guarda-chuvas, entre outros. Todo o dinheiro arrecadado com a venda desses produtos será revertido para a Rede Feminina.
Para a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Elaine Góis, essa é mais uma grande mobilização do Tribunal de Contas apoiando na luta contra o câncer. Elaine conta que a Rede Feminina ao apresentar a campanha, o TCE-MS prontamente abraçou a causa, e os servidores, se envolveram na ação. “Há mais de 30 anos, o nosso presidente Jerson Domingos apoia essa luta contra o câncer feminino, e quando a Rede Feminina apresentou a possibilidade de engajamento ao Tribunal de Contas, o conselheiro prontamente já definiu que essa luta também é nossa, essa luta também é do Tribunal”, declarou a diretora da SGP.
A tesoureira da Rede Feminina, Maria Maura Camargo, considera de suma relevância o apoio do TCE-MS na ação deste sábado. “Na verdade, é uma bênção para nós esse apoio, porque a Rede Feminina é composta de voluntárias, e de benfeitores como o presidente Jerson Domingos, que sempre foi nosso parceiro. A iniciativa da ajuda é maravilhosa e muito bem-vinda, porque atendemos doentes que estão em tratamento com a doação de 60 cestas básicas por mês, com a compra de medicamentos para alguns pacientes, de perucas, compra de próteses para mulheres que tiveram a retirada dos seios, lenços, entre outros produtos. Por isso precisamos de ajuda para podermos ajudar essas pessoas”.
A delegada de polícia, Roseli Aparecida Molina, foi uma das pessoas que também fez questão de comprar uma camiseta. “Conheço a Rede Feminina de Combate ao Câncer há muito anos, e trabalhando na Delegacia da Mulher, sempre acompanhamos e participamos. Com relação ao Tribunal de Contas, é uma novidade maravilhosa essa participação, porque o presidente Jerson Domingos sempre participou, e dessa vez ele uniu engajando o TCE, o que ficou sensacional, e a gente gosta de ver as instituições unidas, trabalhando por causas realmente importantes, e essa aqui é uma delas”, afirmou a delegada.
Para a servidora Mychelle Moraes, contribuir na ação é motivo de muita felicidade, visto que há alguns anos, ela teve um diagnóstico precoce de câncer de mama, e com o tratamento correto conseguiu vencer a doença. “Feliz em poder participar de uma campanha tão importante como essa, porque precisamos dar visibilidade para a importância de um diagnóstico precoce, de nos cuidarmos fazendo o autoexame, porque foi através do autocuidado, de eu conhecer o meu corpo, que hoje estamos conversando aqui, um autoexame me possibilitou um diagnóstico precoce. E o diagnóstico precoce é fator determinante para a cura”.
Outra servidora que também estava engajada, participando ativamente das abordagens aos motoristas, era Deise Maria Bordin Yamashita. Ela que trabalha liderando na manutenção do jardim do TCE-MS, também venceu o câncer de mama. “A gente vende amor, respeito pelas pessoas e alegria. Imagina se eu não estivesse feliz de estar aqui, após mais de 10 anos fazendo tratamento. Estar hoje aqui podendo ajudar outras pessoas, é muita gratidão”.
Entre uma abordagem e outra, a surpresa foi quando o grupo das Ladies of Harley, surgiu na Av. Afonso Pena apoiando a campanha. O grupo é formado por mulheres que fazem parte da Associação HOG 67, grupo de homens e mulheres motociclistas. A servidora do TCE-MS, Thays Ribeiro da Cunha, que também faz parte do grupo das Ladies, explicou que a Hog e as Ladies participam todos os anos da campanha, e na data de hoje, uma das amigas do grupo está completando 20 dias que operou para a retirada de um câncer no colo do útero.
“Ela descobriu o câncer numa ação do Hospital do Amor, no ano passado, fazendo o preventivo ela descobriu que tinha os focos da doença. Então é uma campanha que o grupo já faz há muitos anos, e este ano em especial, estamos aqui com o Tribunal de Contas, que para mim é um prazer, e eu fico até emocionada de poder contribuir para que todas as mulheres possam se cuidar. É sensacional e extraordinário que em 27 anos que estou no TCE, é a primeira vez que participo de uma campanha assim. Estou muito feliz, e agradeço o presidente Jerson Domingos pela iniciativa e a todos os envolvidos nessa campanha”, finalizou Thays Cunha.
Quem também apareceu na ação e adquiriu os produtos da Rede Feminina, foi a farmacêutica e conselheira Regional de Farmácia, Daniely Proença e o assessor de imprensa e jornalista Dendry Rios.
Pelo Tribunal de Contas, participaram diretamente na ação, a chefe do Cerimonial, Dela Poiati, a chefe da Diretoria de Comunicação Institucional, Alexsandra Oliveira, a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Elaine Góis, a gerente de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida, Tatiana Bazan, e servidores integrantes da comunicação, do cerimonial, de gabinetes de conselheiros, entre outros setores.
Mais imagens acesse https://www.flickr.com/photos/197840819@N05/albums/72177720312087742
Olga Cruz
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Eleitor sem memória, inocente ou conivente?
Leia Mais
Brasil aguarda resposta dos EUA sobre ‘mapa do caminho’ para negociações que podem derrubar tarifaço de 50%
Leia Mais
Ex-prefeito de Nioaque é condenado por nepotismo e terá de devolver salários pagos a cunhada e esposa de ex-chefe de gabinete
Leia Mais
Com receita recorde, JBS cresce em todas as unidades e reforça estratégia global no 3º trimestre de 2025
Municípios