ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Deputado Rinaldo propõe Dia do Profissional Secretariado pela valorização dos profissionais da administração e gestão de empresas e instituições
04/10/2023
07:10
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (Podemos) apresentou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Projeto de Lei para instituir em todo Mato Grosso do Sul, o Dia Estadual do Profissional Secretariado.
A previsão é que seja escolhido o dia 30 de setembro sendo a data de comemoração em alusão à Lilian Sholes, nascida em 30 de setembro de 1850, sendo a primeira mulher a utilizar uma máquina datilográfica em público. Segundo o texto da presente matéria, durante a segunda fase da Revolução Industrial, Christopher Sholes, pai de Lilian, foi o inventor da máquina de escrever e ela foi quem a testou em público, sendo assim a data passou a ser conhecida como o dia da Secretária ou do Secretariado.
“Apresentamos a proposta nesta Augusta Casa de Leis e pedimos a apreciação dos nobres deputados para que possamos valorizar e reconhecer o papel essencial dos profissionais do secretariado que atuam com tanta dedicação na administração e gestão de diversas situações, seja no setor privado ou no setor público”, destaca Rinaldo.
Sendo a matéria aprovada e sancionada, o Dia Estadual do Secretariado integrará o Anexo do Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul, conforme disposto na Lei 3945/2010. Considera-se profissional secretariados os reconhecidos pela Lei Federal 7377, de 30 de setembro de 1985, que descreve o profissional do secretariado sendo como profissional diplomado por Curso Superior de Secretariado, profissional com curso superior e comprovação efetiva na área, profissional formado em Técnico em Secretariado ou ainda, profissionais que atuem na área com exercício efetivo, durante pelo menos trinta e seis meses.
“Agradeço especialmente nossa amiga Aline Zotelli, por nos orientar na construção desta proposta. Aline exerce a profissão há mais de 28 anos, é Secretária Executiva do Instituto Federal de Educação (IFMS), tem MBA e Mestrado em assessoria administrativa, e demonstra com seu trabalho o quão importante é a atuação desses profissionais na gestão e administração dos locais onde atuam”, reconheceu o deputado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 19
Leia Mais
Tempestade atinge 65 cidades de MS com alerta de perigo neste sábado
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad prestigia encenação da Paixão de Cristo em Aquidauana e destaca força da fé e das raízes familiares
Leia Mais
UFMS abre concurso público com 48 vagas para técnico-administrativo e salários de até R$ 4 mil
Municípios