Campo Grande (MS), Sábado, 19 de Abril de 2025

EDUCAÇÃO

UEMS é destaque no Prêmio nacional Profhistória de melhor dissertação

O trabalho teve como tema a Comunidade Quilombola Tia Eva

20/09/2023

09:40

EDUARDA ROSA

A dissertação do Mestrado Profissional em História (Profhistória), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de autoria de Jorge Ribeiro Diacópulos, sob orientação da docente, Manuela Areias, ficou em 3º lugar na 5ª Edição do Prêmio Profhistória de Melhor Dissertação - turma 2020.

Intitulada “Comunidade Quilombola Tia Eva (Campo Grande/MS): Memória, Ensino de História e Educação Antirracista”, a dissertação, defendida em 2022, teve como objetivo discutir o protagonismo negro e quilombola no estado de Mato Grosso do Sul, com enfoque na Comunidade Quilombola Tia Eva, localizada no município de Campo Grande. Para tanto, foram realizadas entrevistas em trabalho de campo, enfatizando as memórias e as narrativas de seus moradores, que resultaram na criação de um website, hospedado no endereço: https://www.comunidadequilombolatiaeva.com.br.

“Pretendeu-se por meio desse instrumento pedagógico alcançar o professor de História e o estudante da educação básica primordialmente, mas também o público em geral, de modo a contribuir para o reconhecimento e a valorização do protagonismo da Comunidade Quilombola Tia Eva no ensino de História, destacando sua relevância histórica e cultural na genealogia do município de Campo Grande”, ressalta a pesquisa. 

Esta pesquisa vai ao encontro das demandas presentes na Lei 10.639, de 2003, e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, de 2004, que orientam o ensino de História a abranger, entre outras temáticas, a história e as manifestações culturais das associações que se identificam como organizações negras, como as comunidades remanescentes de quilombos, evidenciando parte da história local.

Banca de defesa de Jorge Ribeiro Diacópulos

A Coordenadora do ProfHistória na UEMS, Marinete Rodrigues, ressalta que a classificação da dissertação do mestre Jorge Ribeiro Diacópulos, em terceiro lugar, é de extrema relevância para o ProfHistória da UEMS, pois demonstra o empenho do autor, da orientadora, e também de um trabalho de equipe da Coordenação, dos Docentes enquanto professores e orientadores, dos técnicos e dos discentes egressos , regulares e especiais que de algum forma contribuíram para essa conquista. “O ano de 2023 ficará marcado por três momentos especiais para o ProfHistória/UEMS, e, em especial, para o meu trabalho como Coordenadora: a nota 5 na avaliação da CAPES; a aprovação do Doutorado; e agora o Prêmio da terceira melhor dissertação do ProfHistória Nacional entre mais de 200 concorrentes. É o ProfHistória/UEMS fazendo ciência de otima qualidade por professores da Educação Básica! Parabenizo e agradeço a Profª. Manuela Areias e ao Mestre Jorge Ribeiro Diacópolus pela conquista e por compartilhar com todos os colegas e docentes esse momento memorável”, destaca a docente.

Sobre o prêmio

O Prêmio de Melhor Dissertação do ProfHistória Nacional foi criado com o objetivo de estimular os mestrandos do Programa para a produção de pesquisas que promovam a articulação entre o conhecimento científico e o ensino de História a partir das experiências em sala de aula, uma vez que, todos são professores da Educação Básica.

Coloca como critérios de classificação que a dissertação apresente qualidade na reflexão teórico-metodológica na pesquisa realizada, clareza e precisão na escrita, originalidade do trabalho e sua relevância para o desenvolvimento da área de ensino de história, do ponto de vista científico, cultural, social e de inovação. Os resultados têm contribuído sobremodo para que todos se empenhem em apresentar resultados baseados nas historiografia, nas metodologias cientificas, mas em especial nas experiência do ensino de história na sala de aula.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: