TRÊS LAGOAS
IV Open Nacional de Karatê bate recorde de público e consolida o evento como de maior destaque de ranking no Brasil
11/09/2023
17:10
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Mais de 5 mil pessoas estiveram no Ginásio Municipal de Esportes “Cacilda Acre Rocha” no último sábado (09), onde aconteceu a 4ª edição do Open Nacional de Karatê, que neste ano, homenageou o sensei e ex-presidente da Federação de Karatê de Mato Grosso do Sul, Paulo Muniz.
Foram mais de 900 atletas de 4 a 80 anos de idade de 8 estados brasileiros participando da competição que já tem sua marca consolidada nos eventos de artes marciais em nível nacional, sendo bem referenciada nas federações e confederação nacional da modalidade.
Com apoio da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), o evento é realizado pela Associação Zanon de Karatê (AZK), e conforme o presidente Cloudoardo Zanon, o Open realizado em Três Lagoas já se destaca como o maior do País, na pontuação de ranking da Confederação Brasileira de Karatê.
Esta edição entra para a história do Open, de acordo com Zanon, por ter competidores cadeirantes pela primeira vez. “Nos outros anos tivemos inscrições de atletas com deficiência visual, intelectual e física, mas cadeirante foi inédito, o que mostra que o karatê é uma modalidade inclusiva e especial para todos”, disse.
CAMPEÕES
Entre mais de 50 clubes, a AZK MS, de Três Lagoas, ficou em 1º lugar com um saldo de 19 medalhas de ouro, 24 de prata e 38 de bronze, fechando a edição com 386 pontos. O Team Resende MS, de Campo Grande, foi o vice-campeão com 168 pontos e 32 medalhas no total, seguido do Team Bernadelli MS, com 160 pontos e 27 medalhas.
Os clubes presentes são dos estados de Goiás, Paraná, Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
Zanon e o secretário Municipal de Esportes, Rialino Medeiros, comemoraram o sucesso da Edição, ressaltando que a parceria entre a SEJUVEL e a associação esportiva colabora para destacar o potencial de Três Lagoas como sede de grandes competições e aquecer o comércio e rede hoteleira local. O Open teve apoio também da Confederação Brasileira de Karatê e Federação Oficial de MS, representada pelo sensei Ramão Arnaldo Lopes.
CURSOS
Na véspera do evento, a organização realizou três cursos sendo: kata com Sensei Genival Ferreira ex-técnico da Confederação Brasileira de karatê; Arbitragem com Sensei Moisés Cassimiro, Árbitro mundial WKF e Shiai Kumite com Tri Campeã Mundial de karatê Sensei Ciça.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Moraes afirma que reuniões com Galípolo trataram exclusivamente dos efeitos da Lei Magnitsky
Leia Mais
Encontro na Governadoria avaliou resultados do ano, impacto da queda de arrecadação e definiu diretrizes para os próximos investimentos
Leia Mais
Defesa de Bolsonaro pede internação no dia 24 e cirurgia no Natal após autorização prévia do STF
Leia Mais
Lula assina decreto do indulto de Natal de 2025 e exclui condenados por crimes contra a democracia
Municípios