SENAR-MS
Senar/MS capacita colaboradores de instituições públicas para operação de drones
Equipes que atuam na Patrulha Rural, da Polícia Militar, do Ministério Público do Trabalho e da Iagro receberam o treinamento em Campo Grande e Dourados.
24/08/2023
09:00
ELLEN ALBUQUERQUE
©DIVULGAÇÃO
O Senar/MS capacitou mais de 100 profissionais do Ministério Público do Trabalho, da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de MS), e da Patrulha Rural da Polícia Militar para operar drones, por meio de cursos de Formação Profissional Rural. As aulas aconteceram em Campo Grande e Dourados, de janeiro até julho deste ano.
Foram 80 pessoas no Módulo I do Curso Operação de Aeronave Remotamente Tripulada, e 32 no Módulo II de Fundamentos da Utilização de Drones como Tecnologia de Precisão. Ambos os cursos possuem carga horária de 16 horas e são totalmente gratuitos.
No conteúdo programático, os alunos aprendem sobre operação de aeronaves remotamente pilotadas em propriedades rurais, legislação e normas de segurança vigentes, histórico e evolução da tecnologia, componentes do equipamento, simulador de voo, riscos na operação e acidentes, além de técnicas avançadas de pilotagem manual, entre outros.
“O treinamento foi direcionado para atender as atividades de rotina dessas instituições. Apesar de cada uma delas ter atuações diferentes, os fundamentos para pilotagem, as homologações e outros detalhes são os mesmos. Todos os alunos estão aptos para utilizar os aplicativos que automatizam voos para diversos usos”, explica o instrutor do Senar/Ms, Pedro Barrera.
Com o equipamento é possível realizar acompanhamento tático para monitoramento de gado com sobrevoo próximo aos animais, identificar problemas nas lavouras, entre outras questões específicas do campo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Aprovação de Lula dispara em Campo Grande e reprovação despenca, aponta Ranking Brasil
Leia Mais
Prisão domiciliar de Bolsonaro agita a direita e acelera disputa por herança eleitoral de 2026
Leia Mais
Grupo Dakíla assume 70% do antigo terminal rodoviário e promete revitalização com investimentos e geração de empregos
Leia Mais
Câmara de Campo Grande vota projetos sobre combate ao cigarro eletrônico e saúde preventiva para jovens
Municípios