ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Deputada Gleie Jane traz ao plenário da ALEMS demandas necessárias à melhoria da Educação
A deputada levou reivindicações da categoria à Secretaria de Educação
10/08/2023
13:45
CHRISTIANE MESQUITA
©DIVULGAÇÃO
Nesta manhã (10), a deputada Gleice Jane (PT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) para falar das demandas debatidas ontem com o Secretário de Estado de Educação (SED), Helio Queiroz Daher. “Ontem eu estive em uma reunião como o Secretário de Estado de Educação, Helio Daher, em que levei demandas e reivindicações da categoria, um debate muito sério sobre as condições de trabalho e o quanto elas implicam na qualidade e resultado da educação”, informou.
“A SED precisa ter um olhar mais cuidadoso e acabar com as burocracias, são muitas as reclamações, pois elas estão atrapalhando o processo de desenvolvimento da Educação. Um exemplo é o planejamento e diário online, que demanda muito tempo do profissional em preenchimento de formulários”, descreveu a deputada Gleice Jane.
A deputada Gleice Jante detalhou outra situação preocupante para os educadores, durante a reunião desta quarta-feira (9). “A coordenadoria regional, ao invés de promover debates e garantir maior criatividade no processo educacional, tem feito um trabalho de fiscalização em alguns lugares. O secretário informou que irá averiguar essa situação”, disse.
“Outro problema é que as escolas reivindicam autonomia para fazer discussões e processos, e não conseguem atualmente pelo excesso de burocracia. A escola precisa ter tempo em seu calendário para debater os problemas pessoais e locais da escola. Nos últimos anos, a quantidade de burocracia é tamanha que a direção não consegue organizar esse processo, e a coordenação está sufocada com tanto papel para administrar”, completou a parlamentar
Gleice Jane destacou que haverá outras reuniões sobre as demandas da educação. “Falei também sobre a municipalização da Educação, especificamente em Dourados, onde as escolas municipais passaram a assumir grande parte da responsabilidade com a Educação, e Estado a se ausentar. Lá temos uma quantidade enorme de Centros de Educação Infantil [Ceinfs] e escolas com séries iniciais, e o Estado com um número muito menor de escolas. Falei também sobre o retorno das provas para convocados nos municípios, e a importância da capacitação dos professores com qualidade, realizando parcerias com universidades, e o atendimento humanizado voltado às pessoas que estão em todos os departamentos da Educação”, frisou.
Marcha das Margaridas
A deputada Gleice Jane também informou em sua fala que irá integrar a delegação de Mato Grosso do Sul (MS) que fará parte do encontro denominado “Marcha das Margaridas”. "O movimento acontece em Brasília, na próxima semana. É organizado pelas mulheres do campo para o debate das pautas relativas às mulheres do campo e da cidade para a construção de políticas públicas relativas à todas as mulheres", disse.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Putin decreta trégua de Páscoa na guerra da Ucrânia
Leia Mais
Apple inicia produção do iPhone 16e no Brasil para evitar tarifas e conter aumento de preços nos EUA
Leia Mais
Sem previsão para reajuste da prefeita, vereadores de Campo Grande analisam cinco projetos na próxima sessão
Leia Mais
Ação do TJMS deve atender 6 mil pessoas com emissão de documentos em MS
Municípios