ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Deputada Gleie Jane traz ao plenário da ALEMS demandas necessárias à melhoria da Educação
A deputada levou reivindicações da categoria à Secretaria de Educação
10/08/2023
13:45
CHRISTIANE MESQUITA
©DIVULGAÇÃO
Nesta manhã (10), a deputada Gleice Jane (PT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) para falar das demandas debatidas ontem com o Secretário de Estado de Educação (SED), Helio Queiroz Daher. “Ontem eu estive em uma reunião como o Secretário de Estado de Educação, Helio Daher, em que levei demandas e reivindicações da categoria, um debate muito sério sobre as condições de trabalho e o quanto elas implicam na qualidade e resultado da educação”, informou.
“A SED precisa ter um olhar mais cuidadoso e acabar com as burocracias, são muitas as reclamações, pois elas estão atrapalhando o processo de desenvolvimento da Educação. Um exemplo é o planejamento e diário online, que demanda muito tempo do profissional em preenchimento de formulários”, descreveu a deputada Gleice Jane.
A deputada Gleice Jante detalhou outra situação preocupante para os educadores, durante a reunião desta quarta-feira (9). “A coordenadoria regional, ao invés de promover debates e garantir maior criatividade no processo educacional, tem feito um trabalho de fiscalização em alguns lugares. O secretário informou que irá averiguar essa situação”, disse.
“Outro problema é que as escolas reivindicam autonomia para fazer discussões e processos, e não conseguem atualmente pelo excesso de burocracia. A escola precisa ter tempo em seu calendário para debater os problemas pessoais e locais da escola. Nos últimos anos, a quantidade de burocracia é tamanha que a direção não consegue organizar esse processo, e a coordenação está sufocada com tanto papel para administrar”, completou a parlamentar
Gleice Jane destacou que haverá outras reuniões sobre as demandas da educação. “Falei também sobre a municipalização da Educação, especificamente em Dourados, onde as escolas municipais passaram a assumir grande parte da responsabilidade com a Educação, e Estado a se ausentar. Lá temos uma quantidade enorme de Centros de Educação Infantil [Ceinfs] e escolas com séries iniciais, e o Estado com um número muito menor de escolas. Falei também sobre o retorno das provas para convocados nos municípios, e a importância da capacitação dos professores com qualidade, realizando parcerias com universidades, e o atendimento humanizado voltado às pessoas que estão em todos os departamentos da Educação”, frisou.
Marcha das Margaridas
A deputada Gleice Jane também informou em sua fala que irá integrar a delegação de Mato Grosso do Sul (MS) que fará parte do encontro denominado “Marcha das Margaridas”. "O movimento acontece em Brasília, na próxima semana. É organizado pelas mulheres do campo para o debate das pautas relativas às mulheres do campo e da cidade para a construção de políticas públicas relativas à todas as mulheres", disse.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Leia Mais
Alems inicia trabalhos de 2025 com posse da Mesa Diretora dia 3 de fevereiro
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Municípios