CHAPADÃO DO SUL
João Carlos Krug inaugura e lança obras e fala do desenvolvimento do Munícipio
Chapadão do Sul que é um dos municípios que mais crescem no Brasil
07/06/2023
22:00
DA REDAÇÃO
©FRANCISCO BRITTO
O prefeito Chapadão do Sul, João Carlos Krug (PSDB), destacou o momento de desenvolvimento de seu município durante a grande festa que se tornou a abertura da Exposição, evento que contou com a participação do governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), e comitiva. A estada do alto staff governamental na cidade para a realização de inaugurações e lançamento de obras em Chapadão do Sul que é um dos municípios que mais crescem no Brasil.
Krug ressaltou os resultados positivos da safra de soja e a previsão de uma boa safra de milho. Ele destacou as condições climáticas que têm sido propícias para o bom desempenho das atividades agrícolas e pecuárias do município. “Tivemos chuvas no final de semana passado em um bom volume, graças a Deus” disse Krug que considera o Chapadão do Sul “abençoado”.
Ele confirmou durante entrevista que o dia seria cheio com visitas técnicas a obras em andamento, inaugurações de obras já concluídas e lançamento de novas obras para atender a população de todos os segmentos sociais chapadenses. Além dessas atividades administrativas, em companhia do governador e sua comitiva, ele também participou da abertura da Exposição do município.
Sobre a feira agropecuária e industrial, ele disse ser um evento consolidado, que se iniciou há 30 anos. “Já faz 30 anos que nós tivemos a primeira exposição e a cada ano que que passa ela se supera. Tem melhores resultados e temos certeza de que esse ano será assim também” comentou.
No âmbito dos lançamentos de obras João Carlos Krug dá destaque à que será executada pela Away Vias que é o contorno rodoviário que será feito na MS-306. Após será a inauguração da ampliação dos leitos do Hospital Municipal. “A gente vai aumentar em 50% da capacidade de atendimento com a entrega de mais 26 leitos” explicou.
Depois dessa importante agenda, foi feita uma visita técnica a uma obra em execução que é a pista de atletismo, realizada em parceria entre a prefeitura municipal e o Governo do Estado. Seguindo a programação registrou-se uma vista ao quartel da Polícia Militar que está em construção, seguida de visita à creche que está sendo utilizada como escola por causa da necessidade que a gente tinha de salas de aula.
Finalizando a parte administrativa do dia o prefeito, o governador e comitiva realizaram a inauguração da Escola Municipal que já está atendendo 749 alunos. “São muitas obras que colocam o município em condição de atender à sua população, o seu cidadão na área de saúde, na área de esporte, na área de segurança, na área do transporte e educação, principalmente” frisa.
Sobre o aspecto visual cada vez mais moderno da cidade, Krug reconheceu-se como “bastante antigo” na arte de ser prefeito. Ele está cumprindo o quarto mandato à frente do Poder Executivo. “Creio que nesses anos como prefeito a gente conseguiu fazer um bom trabalho” admitiu e anunciou que no dia 28 deste mês o IBGE apresenta o resultado do Censo e ficará comprovado que Chapadão do Sul e se comprovará que “Chapadão do Sul é a cidade que mais cresce em percentual de habitantes no Estado.
João Carlos reconhece que, na atualidade, Chapadão receb3e gente vindas de diversas partes desse país, de todos os lugares. “Essas pessoas vêm procurar Chapadão do Sul em busca de melhores condições de vida. “No passado muitos trabalhavam em período do ano e voltavam para suas cidades. Isso parou de acontecer. As pessoas que vêm trabalhar, passam a ser moradores aqui de Chapadão do Sul, trazem suas famílias”, conta.
Com um dos maiores PIB per capita do país, Chapadão do Sul registra, também, o melhor IDH do Estado. O IDH é o Índice de Desenvolvimento Humano, mecanismo utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para medir o grau de desenvolvimento humano de uma cidade, um Estado ou um país.
Essa nova realidade, diz João Carlos Krug é reflexo das condições de desenvolvimento que melhoraram. “Nós somos uma cidade bastante organizada, planejada, tanto que ainda neste ano vamos atingir 100% de saneamento básico. “Desde o ano 2000, a cidade conta com 100% de asfalto, o que reflete na taxa de mortalidade que é baixa”.
Outro ponto que o prefeito fala com orgulho é com relação ao nível de ensino público. “A escolaridade é boa. O nível salarial dos servidores da educação é um dos melhores do país”. Ele cita que dados do Ministério da Fazenda coloca o Chapadão como o município que melhor paga no Estado e em 55º entre os 5.570 municípios do Brasil. “Isso faz uma diferença grande, pois, se pessoas recebem mais, trabalham com mais gosto e eficiência, gastam mais, movimentando a economia municipal. Então é muito positivo isso” pontua.
Chapadão é ainda um colecionador de prêmios conquistados pelo programa “Cidade Empreendedora” criado pelo Sebrae para incentivar boas práticas administrativas nos municípios brasileiros. “Isso é o fruto de um trabalho feito por uma equipe que atua coesa em busca do desenvolvimento do município” diz.
Krug diz que o prefeito é uma das peças dessa caixa de engrenagens. Para ele, ninguém toca um município sozinho, ninguém, ninguém faz nada, cabendo ao prefeito exerceu um papel de liderança para que as pessoas entendam o caminho que deve ser seguido.
Finalizando o prefeito disse que Chapadão do Sul é um município novo, em pleno desenvolvimento e quem não conhece que procure conhecer esta terra de oportunidades. “Uma vantagem nossa é que estamos longe de grandes centros. A gente não vive aquela história da árvore grande que fazem sombras na pequenas. Aqui é um campo aberto onde todo mundo pode crescer” vaticina.
Para encerrar, Krug diz que as cidades que abastecem Chapadão do Sul são Campo Grande, a 330 km, São José do Rio Preto, a 450, e Goiânia, a 500 quilômetros. “A gente está bastante distante de centros maiores, o que é bom, pois, tudo que se produz aqui, se investe aqui. O passado já foi uma dificuldade, hoje virou. É um atrativo porque nós temos que ter as coisas aqui” concluiu.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Triunfo nas eleições internas: TSE unificado preenche vagas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Revitalização urbana em Anaurilândia: R$ 2,7 milhões transformam ruas e melhoram o cotidiano
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Leia Mais
Alems inicia trabalhos de 2025 com posse da Mesa Diretora dia 3 de fevereiro
Municípios