ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Deputado Neno Razuk solicita criação de sistema REDD+ que pode colocar MS como modelo para o mundo em conservação ambiental
06/06/2023
10:32
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Na semana em que se comemora do “Dia do Meio Ambiente” o deputado estadual Neno Razuk (PL) apresentou indicação solicitando a criação do Sistema Estadual de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal, Conservação, Manejo Florestal Sustentável e Aumento dos Estoques de Carbono Florestal - REDD+ em Mato Grosso do Sul. A indicação também pede que a ação seja abrangente a todos os biomas existentes no território do estado.
A proposição foi enviada para o Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Sr. Jaime Elias Verruck com cópia ao Governador Eduardo Riedel.
“É uma oportunidade de canalizar recursos e fomentar o desenvolvimento da economia verde de base florestal que na prática reduz o desmatamento e degradação florestal e é uma aposta em enfrentar as mudanças climáticas a partir do setor florestal, um dos importantes setores mundiais de geração de gases de efeito estufa”, explica o parlamentar em sua justificativa.
O REDD+ surgiu no cenário internacional como uma aposta em enfrentar as mudanças climáticas a partir do setor florestal, um dos importantes setores mundiais de geração de gases de efeito estufa e refere-se a um quadro de política sob a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), projetada para fornecer pagamentos aos países em desenvolvimento pela manutenção de suas florestas, em vez de convertê-las em plantações ou pastagens.
“Podemos ser modelo para o Brasil e o mundo, considerando todas as orientações das organizações internacionais, e assim reforçando o compromisso com a mobilização de recursos e desenvolvimento de soluções inovadoras para apoiar o desenvolvimento de uma economia neutra em carbono e a transição para uma matriz energética mais limpa”, destaca Neno pontuando ainda que isso torna Mato Grosso do Sul modelo em desenvolvimento de aspectos técnicos e metodológicos a serem definidos como modalidades de financiamento, análise técnica de níveis de referência, aspectos de mensuração, comunicação e verificação, e o tratamento de vetores de desmatamento e de degradação florestal.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bataguassu abre inscrições para a 6ª edição da Medalha “Diva Câmara Martins”
Leia Mais
Paraíso das Águas abre seleção com mais de 60 vagas para professores da Rede Municipal em 2026
Leia Mais
Moraes manda Bolsonaro explicar uso de celular por Nikolas Ferreira em visita domiciliar
Leia Mais
Lula sanciona isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil; nova regra passa a valer em janeiro de 2026
Municípios