ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Projeto do deputado Marcio Fernandes quer proibir exposição de cigarros em comércios
01/06/2023
14:12
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Visando diminuir o número de novos fumantes em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) protocolou um Projeto de Lei que deve proibir a exposição de produtos fumígenos nos locais de venda no âmbito do estado do Mato Grosso do Sul. Fica permitido apenas a exibição de mensagem “Vendem-se produtos fumígenos”.
“O produto exposto acaba aguçando a curiosidade dos jovens que nunca experimentaram. No Brasil temos várias leis de combate ao tabagismo e acredito que esta é mais uma medida que vem para somar. Menos fumantes significa menos pessoas com doenças respiratórias, câncer e outras comorbidades”, avalia o deputado Marcio Fernandes.
Conforme o projeto, são considerados produtos fumígenos: cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco. O texto não incluiu aos estabelecimentos especializadas na venda de fúmigenos, tais como tabacarias.
Marcio Fernandes justifica que a presente proposição visa restringir a possibilidade de induzir ao consumo, obrigando a manutenção de artigos derivados do tabaco em locais restritos, fora do alcance e da vista dos consumidores, com a indicação única de que o local comercializa produtos.
“Acredito que esta medida impacta também nos serviços de saúde, diminuindo o número de atendimentos no SUS por conta de doenças relacionadas ao uso do cigarro e seus derivados”, destacou Marcio Fernandes.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Concurso da Caixa atrai cerca de 78 mil candidatos para vagas de nível superior
Leia Mais
Bolsonaristas atacam Trump nas redes após revogação de sanções contra Alexandre de Moraes
Leia Mais
Edinho Silva visita Campo Grande e articula estratégia do PT para 2026
Leia Mais
Radares de Campo Grande passam a multar motoristas a partir deste sábado
Municípios