Campo Grande (MS), Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Proposta por Hashioka, Comenda do Mérito “Terra do Sol Nascente” em homenagem à comunidade japonesa é aprovada na Alems

01/06/2023

12:00

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

Foi aprovado hoje, 1º, o Projeto de Resolução 12/2023, proposto pelo deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil), que cria a “Comenda do Mérito da Comunidade Japonesa”, em alusão ao Dia Estadual da Comunidade Japonesa, instituído pela Lei Estadual 1.979/1999, comemorado anualmente em 18 de junho. O Projeto recebeu 19 votos favoráveis e nenhum contrário. Agora, a proposta segue para publicação no Diário Oficial da Casa de Leis.

Denominada “Terra do Sol Nascente”, em referência à origem da palavra “Japão” (Nippon), que significa origem do sol, a comenda será entregue anualmente na semana do Dia da Comunidade Japonesa, em Sessão Solene realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul especificamente para comemoração do evento, e será constituída de Medalha e Diploma contendo as bandeiras nacionais do Brasil e do Japão.

De acordo com o projeto de resolução, a honraria será concedida pela Assembleia Legislativa à personalidade integrante ou descendente de japoneses, bem como a entidades pertencentes à colônia nipônica que prestaram relevantes serviços à sociedade. Conforme justificativa, desde sua chegada ao Brasil há 115 anos, os nipo-brasileiros muito contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do Brasil e fortalecimento das relações entre os dois países.

Durante a ordem do dia, o parlamentar agradeceu a todos os deputados e deputadas que votaram favoravelmente para a criação da Comenda “Terra do Sol Nascente”. Hashioka informou que Mato Grosso do Sul possui a terceira maior colônia japonesa no Brasil, sendo a primeira no estado de São Paulo e a segunda, no Paraná.

“Para mim, é uma oportunidade única, visto que, até então, os eventos para a comunidade nipo-brasileira que aconteciam nesta Casa de Leis eram pontuais, como, por exemplo, os Cem Anos da Imigração Japonesa em 2008. Mas agora, com esse projeto, a homenagem se torna permanente. Ou seja, a partir de agora, em todos os anos nós teremos aqui na Assembleia Legislativa essa comenda para ser entregue”, destacou o deputado.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: